Título: | Matemática, arte e natureza : Relações interdisciplinares e transdisciplinares com o número de ouro |
Autor(es): | Oliveira, Jasmine Lopes de |
Orientador(es): | Vieira, Lygianne Batista |
Assunto: | Interdisciplinaridade - arte/matemática Matemática Arte e educação Arte na educação |
Data de apresentação: | 18-Jul-2023 |
Data de publicação: | 25-Set-2023 |
Referência: | OLIVEIRA, Jasmine Lopes de. Matemática, arte e natureza: Relações interdisciplinares e transdisciplinares com o número de ouro. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Nesse estudo discorremos sobre as relações inter e transdisciplinares do número de ouro φ (Phi)
e as possibilidades pedagógicas da sua utilização no ensino da matemática. Essa discussão se
pauta pela busca de um ensino contextualizado e significativo, visto que muitos/as alunos/as
começam a demonstrar desinteresse pela disciplina à medida que fatores como memorização
excessiva e a falta de atividades significativas tomam espaço nas aulas de matemática. Diante
disso, o presente texto, escrito na forma de ensaio teórico, objetiva compreender os conceitos
de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e suas implicações no campo da matemática;
conceituar e discutir as relações do número de ouro; apresentar possibilidades de ações interrelacionando os campos da matemática, da arte e da natureza; e, por fim, apresentar
possibilidades pedagógicas do φ (Phi) para o ensino de matemática na Educação Básica. Para
tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das potencialidades das práticas
interdisciplinares e transdisciplinares envolvendo o número de ouro, bem como de propostas
de projetos inter-relacionando os campos de matemática, arte e natureza buscando uma
perspectiva motivadora, que gere curiosidade e interesse por parte dos/as estudantes. O corpus
de estudo incluiu artigos científicos, dissertações e livros. Como resultado, o tema “número de
ouro” apesar de não estar contido oficialmente nos currículos orientadores da Educação Básica,
se mostrou efetivo e relevante quanto à possibilidade de interconexões para a realização de
atividades nas aulas de matemática, artes, e também em outras disciplinas, através de propostas
como pesquisas, projetos, intervenções artísticas, cálculos contextualizados e outras
ferramentas/abordagens pedagógicas, além de permitir explorações interdisciplinares e
transdisciplinares fora do ambiente escolar que propiciam o desenvolvimento do pensamento
lógico e criativo, aliados aos sentimentos associados à produção estética. |
Abstract: | In this study, we discuss the inter and transdisciplinary relationships of the golden number φ
(Phi) and the pedagogical possibilities of its utilization in mathematics education. The
discussion aims to address the need for a contextualized and meaningful approach to teaching,
since many students exhibit waning interest in the subject due to factors such as excessive
memorization and a lack of significant activities in math classes. In view of this, this theoretical
essay seeks to comprehend the concepts of interdisciplinarity and transdisciplinarity and their
implications in the realm of mathematics; conceptualize and discuss the connections of the
golden number; present possibilities for interdisciplinary actions bridging mathematics, art, and
nature; and ultimately, propose pedagogical possibilities of φ (Phi) in mathematics instruction
at the Basic Education level.
To achieve these goals, a bibliographic review was conducted, encompassing scientific articles,
dissertations, and books. The outcomes indicate that despite the absence of explicit inclusion of the "golden number" in the guiding curricula of Basic Education, it proves to be effective and
relevant in fostering interconnections for conducting activities in mathematics, art, and other
disciplines. These activities include research, projects, artistic interventions, contextualized
calculations, and various pedagogical approaches/tools. Moreover, the golden number allows
for interdisciplinary and transdisciplinary explorations beyond the classroom setting,
facilitating the development of logical and creative thinking, while also evoking the aesthetic
aspects associated with it. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.