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Título: Matemática, arte e natureza : Relações interdisciplinares e transdisciplinares com o número de ouro
Autor(es): Oliveira, Jasmine Lopes de
Orientador(es): Vieira, Lygianne Batista
Assunto: Interdisciplinaridade - arte/matemática
Matemática
Arte e educação
Arte na educação
Data de apresentação: 18-Jul-2023
Data de publicação: 25-Set-2023
Referência: OLIVEIRA, Jasmine Lopes de. Matemática, arte e natureza: Relações interdisciplinares e transdisciplinares com o número de ouro. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesse estudo discorremos sobre as relações inter e transdisciplinares do número de ouro φ (Phi) e as possibilidades pedagógicas da sua utilização no ensino da matemática. Essa discussão se pauta pela busca de um ensino contextualizado e significativo, visto que muitos/as alunos/as começam a demonstrar desinteresse pela disciplina à medida que fatores como memorização excessiva e a falta de atividades significativas tomam espaço nas aulas de matemática. Diante disso, o presente texto, escrito na forma de ensaio teórico, objetiva compreender os conceitos de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e suas implicações no campo da matemática; conceituar e discutir as relações do número de ouro; apresentar possibilidades de ações interrelacionando os campos da matemática, da arte e da natureza; e, por fim, apresentar possibilidades pedagógicas do φ (Phi) para o ensino de matemática na Educação Básica. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca das potencialidades das práticas interdisciplinares e transdisciplinares envolvendo o número de ouro, bem como de propostas de projetos inter-relacionando os campos de matemática, arte e natureza buscando uma perspectiva motivadora, que gere curiosidade e interesse por parte dos/as estudantes. O corpus de estudo incluiu artigos científicos, dissertações e livros. Como resultado, o tema “número de ouro” apesar de não estar contido oficialmente nos currículos orientadores da Educação Básica, se mostrou efetivo e relevante quanto à possibilidade de interconexões para a realização de atividades nas aulas de matemática, artes, e também em outras disciplinas, através de propostas como pesquisas, projetos, intervenções artísticas, cálculos contextualizados e outras ferramentas/abordagens pedagógicas, além de permitir explorações interdisciplinares e transdisciplinares fora do ambiente escolar que propiciam o desenvolvimento do pensamento lógico e criativo, aliados aos sentimentos associados à produção estética.
Abstract: In this study, we discuss the inter and transdisciplinary relationships of the golden number φ (Phi) and the pedagogical possibilities of its utilization in mathematics education. The discussion aims to address the need for a contextualized and meaningful approach to teaching, since many students exhibit waning interest in the subject due to factors such as excessive memorization and a lack of significant activities in math classes. In view of this, this theoretical essay seeks to comprehend the concepts of interdisciplinarity and transdisciplinarity and their implications in the realm of mathematics; conceptualize and discuss the connections of the golden number; present possibilities for interdisciplinary actions bridging mathematics, art, and nature; and ultimately, propose pedagogical possibilities of φ (Phi) in mathematics instruction at the Basic Education level. To achieve these goals, a bibliographic review was conducted, encompassing scientific articles, dissertations, and books. The outcomes indicate that despite the absence of explicit inclusion of the "golden number" in the guiding curricula of Basic Education, it proves to be effective and relevant in fostering interconnections for conducting activities in mathematics, art, and other disciplines. These activities include research, projects, artistic interventions, contextualized calculations, and various pedagogical approaches/tools. Moreover, the golden number allows for interdisciplinary and transdisciplinary explorations beyond the classroom setting, facilitating the development of logical and creative thinking, while also evoking the aesthetic aspects associated with it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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