Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36063
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreMarcosPiresFontes_tcc.pdf557,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fiscaliza Covid-19: Mecanismo de social accountability do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF
Autor(es): Fontes, André Marcos Pires
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Governança pública
Gasto público
Accountability
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Pandemia
Covid-19
Data de apresentação: 3-Out-2022
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: FONTES, André Marcos Pires. Fiscaliza Covid-19: Mecanismo de social accountability do Tribunal de Contas do Distrito Federal – TCDF. 2022. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Participação Social no uso e controle de contas públicas é um tema emergente na literatura, com lastro na Constituição Federal e na Lei de Acesso à Informação, que assegura e regulamenta o controle social visando o seu fortalecimento sob os recursos públicos buscando atender aos interesses da Administração Pública e os princípios da boa governança, combatendo interesses clientelistas, patrimonialistas e sendo essencial no uso dos recursos públicos. É de extrema importância conceber transformações democráticas e analisá-las, haja vista o histórico de insulamento e pouca democratização, impossibilitando o exercício da social accountability nos Tribunais de Contas brasileiros, esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar o hotsite Fiscaliza Covid-19, do Tribunal de Contas do Distrito Federal, sob 3 perspectivas: A transparência do portal; a transparência nos processos de fiscalização; e a participação social nos processos de fiscalização. Para compreender a importante transformação democrática do Tribunal de Contas do Distrito Federal face à Pandemia da COVID-19, foi desenvolvido uma pesquisa documental na qual constatou-se que em situação de emergência, a Fiscaliza COVID-19 foi uma ferramenta inovadora na transparência nos gastos públicos face a pandemia do COVID-19, onde houve uma flexibilização na contratação de serviços e estruturas para o combate à pandemia. Concluiu-se que a existência do hotsite “Fiscaliza COVID-19”, objeto desta pesquisa, é fundamental para o avanço democrático do Tribunal de Contas do Distrito Federal, sobretudo no que se diz ao controle social e na transparência dos gastos públicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.