Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/36060
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_MarinaIsabelCorreiaDantas_tcc.pdf | 504,97 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Educação e migração: as vivências de crianças migrantes em escola no Distrito Federal (DF), a partir da fala das suas professoras |
Autor(es): | Dantas, Marina Isabel Correia da Silva |
Orientador(es): | Tonhati, Tânia Mara Passarelli |
Assunto: | Educação Migração Crianças Crianças migrantes Distrito Federal (DF) |
Data de apresentação: | 18-Jul-2023 |
Data de publicação: | 22-Set-2023 |
Referência: | DANTAS, Marina Isabel Correia da Silva. Educação e migração: as vivências de crianças migrantes em escola no Distrito Federal (DF), a partir da fala das suas professoras. 2023. 77 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Dada a necessidade de compreender as relações entre educação e migração esta monografia tem o intuito de investigar as relações vivenciadas pelas crianças migrantes a partir do universo escolar, para tanto, o campo de pesquisa escolhido foi uma escola no Plano Piloto, Região Administrativa do Distrito Federal que recebe um quantitativo de migrantes venezuelanos. A perspectiva trabalhada para entender estas relações foi a partir do olhar das docentes, por meio da observação participante e entrevistas semi estruturadas. Dentre os resultados, é possível perceber que há uma movimentação para o acolhimento e inclusão do alunato migrante na comunidade escolar. |
Abstract: | Given the need to understand the relationship between education and migration, this monograph aims to investigate the relationships experienced by migrant children from the school universe, therefore, the chosen field of research was a school in Plano Piloto, Administrative Region of the Federal District which receives a number of Venezuelan migrants. The perspective used to understand these relationships was based on the perspective of the teachers, through participant observation and semi structured interviews. Among the results, it is possible to notice that there is a movement towards the reception and inclusion of migrant students in the school community. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.