Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaBorgesSilva_tcc.pdf3,83 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvimento de um transmissor UWB de uma tag passiva para o monitoramento de sinais vitais
Autor(es): Silva, Julia Borges
Orientador(es): Amaral, Wellington Avelino do
Assunto: Transmissores eletrônicos
Sinais biomédicos
Transmissão de dados
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 22-Set-2023
Referência: SILVA, Julia Borges. Desenvolvimento de um transmissor UWB de uma tag passiva para o monitoramento de sinais vitais. 2023. 53 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Eletrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em contexto de pandemias como a do vírus SARSD-Cov-2, tornou-se necessário um proce dimento de monitoramento constante e remoto dos pacientes acometidos pela doença.Para o monitoramento de sinais vitais sem a necessidade de contato humano, propõe-se o pro jeto de um transmissor UWB (ultra wide band) como sub-bloco de uma tag de RFID (radio frequency identification) em tecnologia wearable para monitoramento da frequên cia cardíaca, respiratória e temperatura corporal em tecnologia UMC. O presente trabalho passa pelas fases do estudo da topologia do transmissor UWB, simulação de corners e layout com o objetivo de fabricar o transmissor como um bloco do circuito integrado da tag biomédica. Durante as simulações, a energia por pulso se manteve na ordem dos 100 pJ, como esperado, e foi possível controlar o atraso do pulso utilizando a tensão de ali mentação do circuito integrado de 1.2V, com valores de pico entre 200 mV e 600 mV, com uma banda entre 3 e 10 GHz, propícia para comunicação da tag com outros dispositivos de diversas tecnologias, bem como um consumo próximo a outros circuitos com aplicação médica. Adicionalmente, parte do circuito foi separada do chip em função de limitações de área, tendo sido desenvolvida uma placa de circuito impressa para integração posterior com o resto do projeto.
Abstract: For monitoring vital signs without human contact, a UWB transmitter is projected as a sub-block of an RFID tag as a wearable for monitoring heart rate, breath rate and body temperature in UMC technology. This need is justified by pandemic scenaris such as the one caused by the SARS-Cov-2 virus, in which a constant and remote monitoring proce dure of patients affected by the disease was necessary. The following work goes through steps of topology study of the UWB transmitter, corners simulation and layout with the objective of manufacturing a transmitter as a subsystem of the biomedical integrated circuit tag. During simulations, the energy per pulse was about 100pJ, as expected, and it was possible to control the pulse delay using a 1.2 V voltage source, with peak values betweem 200 mV and 600 mV as an output with bandwidth between 3 and 10 GHz, fit ting for the tag communication with other devices with variying technologies with power consumption close to other medical use transmitters. Additionally, part of the circuit was separated from the chip due to area constraints and a printed circuit board was developed for future external integration.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Eletrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.