Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/36039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CarlaBeatrizDeAlmeida_tcc.pdf738,01 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBahniuk, Caroline-
dc.contributor.authorAlmeida, Carla Beatriz de-
dc.identifier.citationALMEIDA, Carla Beatriz de. A organização do trabalho docente em uma escola classe da rede pública de ensino do Distrito Federal: contexto, saberes e vivências. 2023. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso faz uma análise sobre o trabalho docente na contemporaneidade, logo perpassa as discussões em torno do professor como um trabalhador da área educacional e os fenômenos da precarização e intensificação do uso da sua força de trabalho. E em especial, buscou compreender a organização do trabalho docente em uma escola pública do Distrito Federal, qual seja: uma Escola Classe X da CRE Plano Piloto à luz dos compartilhamentos da condição de trabalho, da experiência e atuação docente dos professores que atuam nesse espaço. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica na intenção de identificar as especificidades do Trabalho Docente, uma pesquisa documental (Dados do Censo Escolar, Projeto Político Pedagógico da EC pesquisada, Plano de Carreira da Secretaria de Educação do Distrito Federal e na Tabela de Vencimentos dos Servidores da SEEDF) e uma pesquisa de campo, por meio de questionários junto aos professores da escola pesquisada. Ao final, chegamos as seguintes conclusões: que existe um processo conjuntural de precarização da profissão docente em curso no nosso país que perfilha formas de exploração da força de trabalho do professor; a constituição da identidade do ser professor e sua profissionalidade se forjam desde sua formação até a atuação no mundo do trabalho com sua práxis e com a mediação dos seus conhecimentos, criatividade e criticidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho - precarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho docentept_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - escolas públicaspt_BR
dc.titleA organização do trabalho docente em uma escola classe da rede pública de ensino do Distrito Federal : contexto, saberes e vivênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-22T14:32:30Z-
dc.date.available2023-09-22T14:32:30Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36039-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.