Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Poliana Rezende Soares | - |
dc.contributor.author | Silva, Beatriz Suellen Alves da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Beatriz Suellen Alves da. Racismo religioso e educação: debate sobre o ensino religioso e a Lei 10.639/03 nas escolas. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto visa dialogar com os trabalhos oriundos das academias, cuja temática está envolta
com a questão da intolerância religiosa e a lei 10.639/03, sobretudo, na perspectiva dos espaços
educacionais. Trata-se de um expositivo de analogias referente às mazelas desencadeadas pela
ausência da escola e do Estado frente à temática. Desse modo, há a construção de reflexões quanto a
imposição do cristianismo ao longo da história e, também, os efeitos dela na atualidade. Com isso, os
reflexos da repressão para com os adeptos das religiões de matriz africana são contextualizados e,
entre eles, os casos mais recentes de intolerância religiosa nas escolas públicas são tidos como
resultado da não implementação da lei aqui mencionada. Sendo assim, este estudo considerou os 8
trabalhos que discutem a temática na área da Educação disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de
Teses e Dissertações - BDTD. Destaca-se que o estudo demonstra a falta de estudos disponibilizados
na área bem como revelou divergências significativas entre as pesquisas realizadas em instituições
denominadas cristãs que tendem a não problematizar a intolerância religiosa e enfatizando muito mais
os aspectos positivos do ensino religioso. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intolerância religiosa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino religioso escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003 | pt_BR |
dc.title | Racismo religioso e educação : debate sobre o ensino religioso e a Lei 10.639/03 nas escolas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-22T13:17:00Z | - |
dc.date.available | 2023-09-22T13:17:00Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36038 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article aims at dialogue with the work from the Academies, whose theme is involved with the
question of religious intolerance and law 10,639, above all, from the perspective of educational
spaces. This is an analogue expositive related to the mazels triggered by the absence of the school and
the state in the face of the theme. In this way, there is the construction of reflections as to the
imposition of Christianity throughout history and also the effects of it today. As a result, the reflexes
of repression towards the followers of the African matrix religions are contextualized and among
them. The most recent cases of religious intolerance in public schools are taken as a result of the
non-implementation of the law mentioned here. Therefore, this study considered the 8 works that
discuss the theme in the area of Education available in the Brazilian Digital Library of Theses and
Dissertations - BDTD. It is noteworthy that the study demonstrates the lack of studies available in the
area, as well as revealing significant divergences between research carried out in so-called Christian
institutions that tend not to problematize religious intolerance and emphasize much more the positive
aspects of religious education. | pt_BR |
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