Título: | Práticas avaliativas no conselho de classe em escola pública de anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Barbosa, Ana Cristina Novaes |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Assunto: | Ensino fundamental - séries iniciais Avaliação de aprendizagem Avaliação educacional - ensino fundamental Conselho de classe participativo Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) Escolas públicas |
Data de apresentação: | 24-Jul-2023 |
Data de publicação: | 21-Set-2023 |
Referência: | BARBOSA, Ana Cristina Novaes. Práticas avaliativas no conselho de classe em escola pública de anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as práticas avaliativas no conselho de classe em uma
escola da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e
buscou compreender os pressupostos teóricos, analisar as concepções de avaliação escolar e
as contribuições do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico da escola e
do professor. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, de
forma a se obter um recorte da realidade escolar. Como procedimento e instrumento para
produção de dados, foi feita análise documental, questionário e observação de conselhos de
classe. Os resultados do estudo indicaram que a escola adota os pressupostos da avaliação
formativa em seus documentos e os professores desenvolvem práticas avaliativas que se
aproximam dessa perspectiva, valorizando o acompanhamento e a intervenção para promover
as aprendizagens dos estudantes. Algumas contradições pontuais foram observadas, como a
avaliação informal desencorajadora no conselho de classe, o que sinaliza para a importância
da formação continuada de professores. No entanto, o enfoque dos conselhos deu-se na
avaliação formal e na informal encorajadora e mostrou-se um espaço de acolhimento, reflexão
e discussão sobre as aprendizagens, contribuindo para a organização do trabalho pedagógico
da escola e dos professores. |
Abstract: | This article aims to analyze the evaluation practices in the school council in a public school of
the Education State Department of the Federal District, and to understand the theoretical
assumptions, analyze the conceptions of school evaluation and the contributions of the school
council to organize the pedagogical work of the school and the teacher. We opted for research
with a qualitative approach of the case study type to obtain a sample of the school's reality.
Documental analysis, questionnaire, and observation of class councils were carried out as a
procedure and instrument for data production. The study results indicated that the school
adopts the assumptions of formative assessment in its documents, and teachers develop
assessment practices close to this perspective, valuing monitoring and intervention to promote
student learning. Some punctual contradictions were observed, such as the discouraging
informal assessment in the class council, which signals the importance of continuing teacher
education; however, the focus of the school councils was on formal assessment and
encouraging informal assessment and proved to be a space for reception, reflection and
discussion about learning, contributing to the organization of the pedagogical work of the
school and the teachers. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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