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Título: Práticas avaliativas no conselho de classe em escola pública de anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Barbosa, Ana Cristina Novaes
Orientador(es): Fernandes, Rosana César de Arruda
Assunto: Ensino fundamental - séries iniciais
Avaliação de aprendizagem
Avaliação educacional - ensino fundamental
Conselho de classe participativo
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)
Escolas públicas
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: BARBOSA, Ana Cristina Novaes. Práticas avaliativas no conselho de classe em escola pública de anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as práticas avaliativas no conselho de classe em uma escola da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e buscou compreender os pressupostos teóricos, analisar as concepções de avaliação escolar e as contribuições do conselho de classe para a organização do trabalho pedagógico da escola e do professor. Optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, de forma a se obter um recorte da realidade escolar. Como procedimento e instrumento para produção de dados, foi feita análise documental, questionário e observação de conselhos de classe. Os resultados do estudo indicaram que a escola adota os pressupostos da avaliação formativa em seus documentos e os professores desenvolvem práticas avaliativas que se aproximam dessa perspectiva, valorizando o acompanhamento e a intervenção para promover as aprendizagens dos estudantes. Algumas contradições pontuais foram observadas, como a avaliação informal desencorajadora no conselho de classe, o que sinaliza para a importância da formação continuada de professores. No entanto, o enfoque dos conselhos deu-se na avaliação formal e na informal encorajadora e mostrou-se um espaço de acolhimento, reflexão e discussão sobre as aprendizagens, contribuindo para a organização do trabalho pedagógico da escola e dos professores.
Abstract: This article aims to analyze the evaluation practices in the school council in a public school of the Education State Department of the Federal District, and to understand the theoretical assumptions, analyze the conceptions of school evaluation and the contributions of the school council to organize the pedagogical work of the school and the teacher. We opted for research with a qualitative approach of the case study type to obtain a sample of the school's reality. Documental analysis, questionnaire, and observation of class councils were carried out as a procedure and instrument for data production. The study results indicated that the school adopts the assumptions of formative assessment in its documents, and teachers develop assessment practices close to this perspective, valuing monitoring and intervention to promote student learning. Some punctual contradictions were observed, such as the discouraging informal assessment in the class council, which signals the importance of continuing teacher education; however, the focus of the school councils was on formal assessment and encouraging informal assessment and proved to be a space for reception, reflection and discussion about learning, contributing to the organization of the pedagogical work of the school and the teachers.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
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