Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3602
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarlaFernandadePaulaReis.pdf856,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Competências profissionais e desempenho no trabalho : estudo de caso em uma organização pública federal
Autor(es): Reis, Carla Fernanda de Paula
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Competências organizacionais
Qualificações profissionais
Gestão por competências
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 8-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: REIS, Carla Fernanda de Paula. Competências profissionais e desempenho no trabalho: estudo de caso em uma organização pública federal. 2011. 70 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar, empiricamente, as percepções de servidores da Coordenadoria de Recrutamento e Desenvolvimento de Pessoal da Procuradoria Geral da República sobre a aquisição e a expressão de competências profissionais, técnicas e comportamentais, além de dimensões ou fatores de seu desempenho. A fim de conhecer as competências inerentes ao setor estudado, foi realizado mapeamento de competências apresentado por Bahry e Brandão (2005). Foram realizadas entrevistas com pessoas atuantes em cada Seção da Coordenadoria, para posterior análise qualitativa dos dados, extraindo competências necessárias ao desempenho pleno nas tarefas daquele setor. Foram aplicados dois questionários (um sobre mapeamento de competências e outro sobre desempenho) aos 23 colaboradores do estudo que, por sua vez, analisaram o grau de domínio e de importância das competências e o desempenho no trabalho. Os dados coletados a partir desses questionários foram tratados de forma quantitativa (estatística descritiva). Os resultados encontrados mostraram lacunas pequenas entre a importância e o domínio das competências profissionais apresentadas. Com relação ao desempenho, os resultados mostraram um déficit de conhecimento das atribuições que são esperadas e a necessidade de maior clareza da chefia quanto as tarefas que devem ser realizadas e seus impactos na organização. Como limitações, destaca-se o fato de ter sido realizado um estudo com poucos participantes, e no contexto de apenas uma Organização. Recomenda-se, para estudos futuros, que sejam investigados os efeitos da aquisição e expressão de competências sobre o desempenho humano.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons