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Título: Síndrome de Burnout em profissionais que atuam com a Língua de Sinais Brasileira na Universidade de Brasília
Autor(es): Santos, Samantha Saraiva
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Assunto: Burnout (Psicologia)
Intérpretes - prática profissional
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 29-Set-2022
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: SANTOS, Samantha Saraiva. Síndrome de Burnout em profissionais que atuam com a Língua de Sinais Brasileira na Universidade de Brasília. 2022. 121 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar se há presença de Síndrome de Burnout em profissionais que atuam com Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS na Universidade de Brasília - UnB. A Síndrome de Burnout está relacionada ao esgotamento dos profissionais em suas diversas áreas, aqui nesta pesquisa vamos focar no ambiente acadêmico. Através de pesquisa quantitativa realizada na Universidade de Brasília - UnB onde os profissionais atuam, por meio de questionário Maslach Burnout Inventory (MBI) foi possível identificar a presença de Síndrome de Burnout em professores surdos, ouvintes e intérpretes de LIBRAS, visto que as características da Síndrome de Burnout são causadas por meio de contato com pessoas durante o trabalho. Com as características da Síndrome de Burnout, os profissionais acabam não tendo desempenho bom em seu trabalho, o que pode prejudicar a quem busca conhecimento. Segundo Franco (2011), afirma que durante o exercício profissional, os trabalhadores são expostos a diversos estressores psicossociais, que podem estar relacionados tanto à natureza do trabalho como ao contexto constitucional e social onde estas atividades são realizadas. Ao ser realizada uma avaliação dos níveis de estresse geral, esta pode indicar vulnerabilidade do indivíduo à Síndrome de Burnout. A escolha da abordagem quantitativa ocorreu devido à oportunidade de verificar se os professores surdos e ouvintes e intérpretes de Libras da Universidade de Brasília - UnB correm o risco de obter a Síndrome de Burnout. A aplicação da pesquisa ocorreu por meio de Formulários Google. Os resultados foram agrupados de acordo com a participação dos diferentes grupos de participantes (professores surdos, professores ouvintes e intérpretes de LIBRAS do sexo masculino e feminino). As respostas foram separadas de acordo com a profissão, surdo e não-surdo e sexo dos profissionais.
Abstract: This work aims to identify whether there is presence of Burnout Syndrome in professionals who work with Brazilian Sign Language - LIBRAS at the University of Brasília - UnB Burnout Syndrome is related to the exhaustion of professionals in their various areas. Here in this research, we will focus on academic environment. Through quantitative research carried out at University of Brasília - UnB, we applied a Maslach Burnout Inventory (MBI) questionnaire for professionals from UnB that works with sign language. It was possible to identify the presence of Burnout Syndrome in deaf teachers, hearing people and LIBRAS interpreters, since the characteristics of the Burnout Syndrome are caused by contact with people while working. With Burnout Syndrome’s characterization, professionals end up not having a good performance in their work, which can harm those who seek knowledge. According to Franco (2011), during professional practice, workers are exposed to several psychosocial stress, which may be related both to the nature of the work and to the social context. In this context these activities are carried out. When an assessment of general stress levels is carried out this may indicate an individual's vulnerability to Burnout Syndrome. The choice of quantitative approach was due to the opportunity to verify whether deaf and hearing teachers and Libras’ interpreters at the University of Brasília are at risk of getting Burnout Syndrome. The application of the research took place in a prepared Google Forms we created. The results were grouped according to the participation of different groups of participants (deaf teachers, hearing teachers and male or female LIBRAS interpreters). The answers were separated according to the profession, deaf and non-deaf and gender of the professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2022.
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Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



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