Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35988
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_KathleenDeOliveira_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Imaginário e encantamento : ensino e aprendizagem em arte educação através do Projeto Caravana Buriti arte educação na estrada
Autor(es): Oliveira, Kathleen de
Orientador(es): Teles, Lúcio França
Assunto: Arte-educação
Arte e educação
Ensino - ambientes informais
Ensino e aprendizagem
Escolas públicas
Projetos educacionais
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 21-Set-2023
Referência: OLIVEIRA, Kathleen de. Imaginário e encantamento: ensino e aprendizagem em arte educação através do Projeto Caravana Buriti arte educação na estrada. 2023. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este artigo pretende realizar uma análise histórica da Arte Educação no Brasil, apresentando os primeiros movimentos de implementação do ensino das Artes na educação escolar, refletindo sobre quais foram os principais desafios encontrados neste processo e as lutas enfrentadas pelos Arte Educadores em busca da conscientização sobre a importância da Arte para o desenvolvimento humano. Essa investigação teórica busca estabelecer conceitos essenciais para a compreensão desse campo de estudo, e está em interface com a pesquisa realizada sobre o projeto de Arte Educação denominado Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada fundado no ano de 2010, projeto de itinerância educacional idealizado pela Cia OS Buriti, grupo de Arte Educadores que se propõe em desenvolver novas metodologias em Arte Educação. O projeto é direcionado para as escolas públicas e trabalha diretamente através dos espetáculos e oficinas, com crianças, professores e comunidade.
Abstract: This article intends to carry out a historical analysis of Art Education in Brazil, presenting the first movements to implement the teaching of the Arts in school education, reflecting on what were the main challenges encountered in this process and the struggles faced by Art Educators insearch of awareness about the importance of art for human development. This theoretical investigation seeks to establish essential concepts for understanding this field of study, and is an interface with the research carried out on the Art Education project called Caravana Buriti – Arte Educação na Estrada founded in 2010, an educational itinerancy project idealized by Cia. Os Buriti, a group of Art Educators that proposes to develop new methodologies inArt Education. The project is aimed at public schools and works directly through shows and workshops, with children, teachers and the community.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.