Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35986
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IagoDeOliveiraFurtadoRocha_tcc.pdf854,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jornal do Commércio, Manoel Benício e Canudos : retratos de uma narrativa
Autor(es): Rocha, Iago de Oliveira Furtado
Orientador(es): Balaban, Marcelo
Assunto: Brasil - história
Guerra - representações visuais
Brasil - história - século XIX
Brasil - Guerra de Canudos(1896-1897)
Conselheiro, Antonio, 1828-1897
Jornais brasileiros
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 20-Set-2023
Referência: ROCHA, Iago de Oliveira Furtado. Jornal do Commércio, Manoel Benício e Canudos: retratos de uma narrativa. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a construção dos discursos que, produzidos pelo Jornal do Commércio e seu correspondente, Manoel Benício, possibilitam diferentes debates sobre Canudos. O conflito no sertão baiano representou um ponto de inflexão no Brasil do século XIX. Os predicados de sua crônica expuseram as questões responsáveis por sua formação. Canudos é a consequência concebida pelo sertão e este, por sua vez, é produto das forças que o condenaram. Entender Canudos é escapar de seu imediatismo e se debruçar sobre a composição do Brasil enquanto nação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.