Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlexandreJorgedeMedeirosFernandes.pdf326,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Traduzindo demandas : uma etnografia das ações de alimentos na Defensoria Pública de São Sebastião/DF
Autor(es): Fernandes, Alexandre Jorge de Medeiros
Orientador(es): Simião, Daniel Schroeter
Assunto: Alimentos (Direito de família)
Direito de família
Pais e filhos (Direito)
Assistência judiciária
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 25-Mai-2012
Referência: FERNANDES, Alexandre Jorge de Medeiros. Traduzindo demandas: uma etnografia das ações de alimentos na Defensoria Pública de São Sebastião/DF. 2011. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta etnografia, feita a partir de uma observação participante na defensoria pública de São Sebastião no período de abril de 2010 a setembro de 2011, se preocupa em compreender como os atendentes desta instituição constroem demandas de justiça. Na observação de atendimentos que desencadearam em ações de alimentos, sugere-se que o saber técnico jurídico informa aos atendentes um sistema classificatório com categorias próprias. Portando este sistema classificatório, os atendentes da defensoria traduzem as narrativas da mãe, dando a estas demandas de justiça motivações legais em detrimento de motivações sentimentais. Isto acaba por constituir um novo sentido ao pedido de alimentos. Enquanto para as mães os alimentos devem ser prestações “generosas”, os atendentes os constituem como “obrigações”. Porém, mesmo que a construção de demandas pelos atendentes da defensoria valorize o dever jurídico em vez dos sentimentos, estes fazem parte do saber técnico jurídico, ainda que seja considerado inútil expô-los nas petições de alimentos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.12.TCC.3597
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons