Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Guilherme Gomes | - |
dc.contributor.author | Cavaignac, Maria Luiza Cardoso | - |
dc.identifier.citation | CAVAIGNAC, Maria Luiza Cardoso. A necessidade de educação em direitos à luz da Defensoria Pública do Distrito Federal. 2023. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto de estudo do direito de acesso à justiça vai muito além do âmbito jurídico, pois dar
acesso significa também educar os cidadãos sobre seus direitos e não apenas prestar assistência
jurídica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a importância de se conhecer o direito
em uma perspectiva do sistema interno da Defensoria Pública do Distrito Federal. Para isso, o
estudo teórico se voltou para as ondas de acesso à justiça, principalmente as apresentadas por
Mauro Cappelletti e Bryant Garth, bem como a quarta onda apresentada pelo jurista Kim
Economides. Para cumprir esses objetivos, realizou-se um estudo de caso voltado para o Projeto
Conhecer Direito, projeto este da Defensoria Pública do Distrito Federal que leva educação em
direitos para estudantes da rede pública deensino do Distrito Federal. Neste contexto, para
realizar uma avaliação empírica, utilizou- se análise de dados estatísticos e formulário
respondido por estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, a fim de analisar se a
educação em direitos é uma forma adequada de empoderamento social. Por fim, o resultado
obtido evidenciou que a educação em direitos é capaz de promover a cidadania e a promoção
social e educacional dos indivíduos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à justiça | pt_BR |
dc.subject.keyword | Defensoria Pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito | pt_BR |
dc.title | A necessidade de educação em direitos à luz da Defensoria Pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T15:17:54Z | - |
dc.date.available | 2023-09-19T15:17:54Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35930 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research subject`s of the right of access to Justice goes far beyond it`s legal scope, since
giving access also means to educate the citizens about their rights and not just about
providinglegal assistance. That being so, this research aims to evaluate the importance of
understanding the right from a perspective given by the intern system of the Public Defender's
Office of the Federal District. In order to do so, the theoretical study focused on the waves of
access to justice,primarly the ones presented by Mauro Cappelletti and Bryant Garth and also
about the fourth wave developed by Kim Economides. To fulfill those objectives a case research
was promoted centered into the project “Conhecer Direito”, a Public Defender's Office project
that provides rights education for students of the public educational system of the Federal
District. Under those circunstances, aiming to perform an empirical evaluation, fieldresearchs
were conducted through the analysis of interviews and a form answered by students from the
public school network of the Federal District in the interest of analising if the rigths education
represents an appropriate way of social empowerment. In conclusion, the result obtained
revealed that the rigths education is capable of providing citzenship and the social and
educational development for the individuals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|