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dc.contributor.advisorFranca, Rafael Rodrigues da-
dc.contributor.authorPinheiro, Moises Cassiano-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Moises Cassiano. O uso de imagens de satélite como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre clima em geografia escolar. 2023. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista que a Geografia estuda a relação sociedade-natureza e as transformações no espaço geográfico, a sua compreensão na formação básica é singular para a formação integral de cidadãos. No entanto, verifica-se a dificuldade de entendimento dos conteúdos relacionados à matéria, inclusive às temáticas físico-naturais. Visando uma proximidade dos conteúdos para alunos em idade escolar (jovens e adolescentes), cujo interesse em dispositivos eletrônicos e produtos de tecnologia de informação é notável, a utilização de estratégias envolvendo tecnologias de informação e comunicação (TICs) enquanto se ministra Geografia é muito promissora. Assim, o presente estudo aborda essa temática, visando especificamente o uso de imagens de satélite para melhorar o processo de ensino aprendizagem sobre Clima na educação básica. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica narrativa, descritiva explicativa. Abordou-se inicialmente o ensino do componente físico natural na Geografia escolar, destacando-se o clima, além das Tecnologias de Informação e Comunicação e o seu uso no ensino escolar, corroborado pela teoria de Illeris e o pragmatismo de Dewey. Então, apresenta-se a utilização de TICs no ensino de Geografia.Com base nos dados apresentados, conclui-se sugerindo que o uso de TICs é uma estratégia adequada para se obter uma maior efetividade no aprendizado sobre clima em Geografia Escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordClima - estudo e ensinopt_BR
dc.titleO uso de imagens de satélite como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre clima em geografia escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T20:22:46Z-
dc.date.available2023-09-18T20:22:46Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35893-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1Since Geography studies the society-nature relationship and transformations in geographicspace, its knowledge in basic education is remarkable for the integral formation of citizens.However, there is a difficulty in understanding the contents related to the subject, including physical and natural themes. Aiming to bring the contents closer to school-age students (youths and teenagers), whose interest in electronic devices and information technology products is notable, the use of strategies involving information and communication technologies (ICTs) while teaching Geography is very promising. Thus, the present study addresses this theme, specifically aiming at the use of satellite images to improve the teaching-learning process of Climatology in basic education. This is a narrative, descriptive and explanatory literature review. Initially, we approached the teaching of the natural physical component in school Geography, highlighting Climatology, in addition to Information and Communication Technologies and their use in school teaching, corroborated by Illeris's theory and Dewey's pragmatism. Then, the use of ICTs in Geography teaching is presented. Based on the data presented, our conclusion suggests that the use of ICTs is an adequate strategy to obtain greater effectiveness in learning Climatology in School Geography.pt_BR
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