Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_StephanyOlimpiaDeSouza_tcc.pdf487,36 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de enfrentamento e percepção da qualidade de vida em portadores de neoplasias : revisão integrativa
Autor(es): Souza, Stephany Olímpia de
Orientador(es): Lago, Diane Maria Scherer Kuhn
Assunto: Neoplasias
Qualidade de vida
Câncer - pacientes
Data de apresentação: 26-Jun-2019
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: SOUZA, Stephany Olímpia de. Estratégias de enfrentamento e percepção da qualidade de vida em portadores de neoplasias: revisão integrativa. 2019. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Ampliar os estudos publicados sobre as estratégias de enfrentamento e a percepção da qualidade de vida dos portadores de neoplasias nos anos de 2009 a 2018. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, em que 24 estudos foram selecionados como objeto da pesquisa. Os dados foram analisados de maneira descritiva e qualitativa. Resultados e discussão: A Categoria A abrangeu os artigos que abordaram o tema ‘qualidade de vida’ e foi apresentada em sete subcategorias, enquanto a Categoria B contemplou os estudos que abordaram as estratégias de enfrentamento e foi dividida em seis subcategorias. Conclusões: As estratégias de enfrentamento estão correlacionadas com a qualidade de vida dos portadores de neoplasias. A forma como o indivíduo enfrenta a doença impacta na sua percepção de qualidade de vida.
Abstract: Objective: To expand published studies on coping strategies and the perception of the quality of life of patients with neoplasias in the years 2009 to 2018. Method: This is an integrative review of the literature, in which 24 studies were selected as the object of the research. Data were analyzed in a descriptive and qualitative way. Results and discussion: Category A covered the articles that addressed the theme 'quality of life' and was presented in seven subcategories, while Category B covered the studies that addressed coping strategies and was divided into six subcategories. Conclusions: The coping strategies are correlated with the quality of life of patients with neoplasias. The way the individual faces the disease impacts on their perception of quality of life.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.