Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamilaMartinsSilva_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção de alunos do ensino médio sobre o uso de tirinhas como recurso didático para o ensino de modelos atômicos
Autor(es): Silva, Camila Martins
Orientador(es): Mól, Gerson de Souza
Assunto: Recursos didáticos
Química - estudo e ensino
Histórias em quadrinhos
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 18-Set-2023
Referência: SILVA, Camila Martins. A percepção de alunos do ensino médio sobre o uso de tirinhas como recurso didático para o ensino de modelos atômicos. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos alunos do 1° ano do Ensino Médio sobre o uso de tirinhas como recurso didático no ensino de modelos atômicos. Buscamos conhecer como esses alunos perceberam as contribuições das tirinhas no meio educacional, e como objetivos específicos tem-se a elaboração de tirinhas para o ensino de modelos atômicos, totalizando sete tirinhas, contemplando desde Leucipo e Demócrito até o Modelo Quântico. Além disso a partir da percepção dos alunos o trabalho buscou verificar se as tirinhas facilitam a compreensão e aumentam a motivação ou interesse dos alunos em estudar química por meio delas. Para isso, foram analisados os relatos de 39 alunos do 1° ano de uma escola pública do DF por meio de um questionário. Os resultados mostraram que as tirinhas elaboradas foram eficazes na facilitação da compreensão dos modelos atômicos, despertando curiosidade e incentivando a busca por mais informações, também proporcionaram uma abordagem lúdica e prazerosa. Esses resultados evidenciaram o potencial das tirinhas como recurso didático, tornando o processo de aprendizagem mais estimulante.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.