Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35858
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamilaMartinsSilva_tcc.pdf1,84 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMól, Gerson de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Camila Martins-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Martins. A percepção de alunos do ensino médio sobre o uso de tirinhas como recurso didático para o ensino de modelos atômicos. 2023. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos alunos do 1° ano do Ensino Médio sobre o uso de tirinhas como recurso didático no ensino de modelos atômicos. Buscamos conhecer como esses alunos perceberam as contribuições das tirinhas no meio educacional, e como objetivos específicos tem-se a elaboração de tirinhas para o ensino de modelos atômicos, totalizando sete tirinhas, contemplando desde Leucipo e Demócrito até o Modelo Quântico. Além disso a partir da percepção dos alunos o trabalho buscou verificar se as tirinhas facilitam a compreensão e aumentam a motivação ou interesse dos alunos em estudar química por meio delas. Para isso, foram analisados os relatos de 39 alunos do 1° ano de uma escola pública do DF por meio de um questionário. Os resultados mostraram que as tirinhas elaboradas foram eficazes na facilitação da compreensão dos modelos atômicos, despertando curiosidade e incentivando a busca por mais informações, também proporcionaram uma abordagem lúdica e prazerosa. Esses resultados evidenciaram o potencial das tirinhas como recurso didático, tornando o processo de aprendizagem mais estimulante.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhospt_BR
dc.titleA percepção de alunos do ensino médio sobre o uso de tirinhas como recurso didático para o ensino de modelos atômicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-18T12:59:19Z-
dc.date.available2023-09-18T12:59:19Z-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35858-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.