Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35851
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_BrunoDeSousa_ViniciusDosSantos_tcc.pdf571,12 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSafons, Marisete Peralta-
dc.contributor.authorSousa, Bruno Campos de-
dc.contributor.authorSantos, Vinícius Pereira dos-
dc.identifier.citationSOUSA, Bruno Campos de; SANTOS, Vinícius Pereira dos. Áreas de interesse para a produção dos trabalhos de conclusão de curso de bacharelado em Educação Física na Universidade de Brasília: um estudo descritivo. 2023. 15 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDesde a publicação da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) n° 7 de março de 2004, a formação no curso de Educação Física dividiu-se em duas: licenciatura e bacharelado. O currículo vigente, trazido pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) prevê, como condição necessária à obtenção do título de bacharel, a elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC). A presente pesquisa caracteriza-se como estudo descritivo de abordagem qualitativa. O estudo teve como objetivo mapear a produção acadêmica dos formandos de bacharelado em educação física da Universidade de Brasília, e verificar se há relação com a distribuição curricular. Utilizou-se, como base de dados, os TCC publicados na biblioteca digital da produção intelectual discente, com os filtros: I- Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação; II- Coleção nesta unidade – Educação Física; III- Tipo – Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação – Bacharelado. Os estudos foram classificados a partir de quatro campos de intervenção propostos no PPP. 209 TCC compuseram a amostra, destes, 49% versavam sobre saúde e qualidade de vida, e 22% sobre treinamento esportivo. De forma similar, em termos percentuais, são distribuídas as disciplinas de conteúdos técnicos científicos aplicados e cultura do movimento no currículo, portanto, parece haver relação entre a distribuição curricular e os TCC.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleÁreas de interesse para a produção dos trabalhos de conclusão de curso de bacharelado em Educação Física na Universidade de Brasília : um estudo descritivopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T14:34:47Z-
dc.date.available2023-09-15T14:34:47Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35851-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Since the publication of the resolution of the National Education Council (CNE) n° 7 of March 2004, the formation in the Physical Education course was divided into two: bachelor and licentiate. The current curriculum, brought by the Political and Pedagogical Project (PPP) foresees, as a necessary condition to obtain the bachelor's degree, the elaboration of a course completion work (TCC). The present research is characterized as a descriptive study with a qualitative approach. The study aimed to map the academic production of physical education undergraduates at the University of Brasilia, and verify if there is a relationship with the curricular distribution. It was used, as a database, the TCC published in the digital library of the students' intellectual production, with the filters: I- Graduation Course Completion Works; II- Collection in this unit - Physical Education; III- Type - Course Completion Work - Graduation - Bachelor's Degree. The studies were classified according to the four intervention fields proposed in the PPP. 209 TCC made up the sample, of which 49% were about health and quality of life, and 22% about sports training. Similarly, in percentage terms, the subjects of applied technical scientific content and culture of movement are distributed in the curriculum, therefore, there seems to be a relationship between curriculum distribution and the TCC.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.