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https://bdm.unb.br/handle/10483/3582
Título: | Gestão escolar democrática e juventude : pensamento e ação |
Autor(es): | Santos, Nathália Fernandes |
Orientador(es): | Rocha, Maria Zélia Borba |
Assunto: | Escolas - organização e administração Juventude Representações sociais Participação estudantil na educação |
Data de apresentação: | 13-Jun-2011 |
Data de publicação: | 24-Mai-2012 |
Referência: | SANTOS, Nathália Fernandes. Gestão escolar democrática e juventude: pensamento e ação. 2011. iv, 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta monografia tem por objeto de estudo a gestão escolar democrática. Possui como arcabouço teórico o conceito de representações sociais, de gestão escolar democrática e de juventude. Busca conhecer as ações e pensamentos da juventude acerca da gestão escolar democrática: saber se os jovens estão participando da gestão escolar e se estes possuem representações sociais acerca desta. Entendendo a juventude como uma categoria socialmente construída, o estudo foi realizado para que se entenda melhor o que significou e significa ser jovem; a abstenção das pré-noções e o melhor entendimento das realidades dos jovens nesta faixa-etária auxiliaram na captação de suas representações sociais. A metodologia empregada foi pautada no método hipotético-dedutivo. A técnica de levantamento de dados foi a aplicação de questionários estruturados mistos - com perguntas abertas e fechadas. Com relação à tipologia dos ambientes de levantamento de dados, a utilizada foi a categoria formal não estruturado e formal estruturado. A amostragem foi aleatória representativa por conglomerado. A amostra consistiu de 255 jovens estudantes de escolas públicas de ensino médio regular do Distrito Federal. Os resultados apontaram que os jovens estudantes de escolas públicas de ensino médio regular do Distrito Federal não estão participando da gestão escolar e a representação social dos jovens sobre a gestão escolar democrática leva a uma imagem positiva e ao mesmo tempo é tida como algo muito distante dos alunos. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.06.TCC.3582 |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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