Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35809
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasPinheiroDeCarvalho_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil de futebolistas em transição para o alto rendimento : sobre a dupla carreira no Distrito Federal
Autor(es): Carvalho, Lucas Pinheiro de
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Esportes
Futebol
Atletas
Escolarização
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 14-Set-2023
Referência: CARVALHO, Lucas Pinheiro de. Perfil de futebolistas em transição para o alto rendimento: sobre a dupla carreira no Distrito Federal. 2023. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar o perfil acadêmico e esportivo dos atletas de uma equipe de futebol de campo em transição para o profissional em Brasília, Distrito Federal, no ano de 2022, mediante a utilização de um questionário estruturado baseado em cinco vertentes principais: a) Trajetória esportiva; b) Nível acadêmico; c) Harmonização de tempo entre esportes e estudos; d) Estrutura familiar; e e) Necessidades ocasionadas pela dupla carreira. Com amostra definida em 56 participantes, a análise exploratória da frequência específica e geral dos dados contidos nas respostas foi conduzida por meio de estatística descritiva no Jamovi. Os resultados sugerem que os atletas nas categorias de base em sua maioria conseguem conciliar a formação educacional com os treinamentos, observando-se casos de descontinuação no ensino superior. Destaca-se a carência de dispositivos legais sobre dupla carreira no Brasil e políticas institucionais que promovam melhores condições de ensino para a formação acadêmica de atletas de rendimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.