Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35807
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarianaDeAbreuRezende_tcc.pdf1,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção e avaliação de um cenário simulado : um estudo piloto no nível técnico em enfermagem
Autor(es): Rezende, Mariana de Abreu
Orientador(es): Ribeiro, Laiane Medeiros
Assunto: Enfermagem - estudo e ensino
Ensino técnico
Simulação realística em saúde
Data de apresentação: 5-Fev-2019
Data de publicação: 13-Set-2023
Referência: REZENDE, Mariana de Abreu. Construção e avaliação de um cenário simulado: um estudo piloto no nível técnico em enfermagem. 2019. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Introdução: A simulação realística como um método ativo, é uma ferramenta educacional que coloca os estudantes como principais agentes de seu aprendizado, estimulando no aluno à crítica e reflexão, o tornando parte do processo de ensino-aprendizagem. Objetivo: Avaliar a construção de um cenário simulado sob a perspectiva de egressas do nível técnico em enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa, do tipo estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em duas fases. Na primeira fase, realizou-se a construção do caso clínico para utilizar em simulação realística. Na segunda fase, procedeu-se à avaliação do caso pelas egressas, bem como dos instrumentos elaborados, após a participação das mesmas no cenário simulado. Resultados: As participantes avaliaram o material e as sugestões foram apontadas para melhorar os instrumentos. Houve uma concordância que o cenário simulado construído pelas autoras está de acordo com o conhecimento e competências do nível técnico de enfermagem. Conclusão: A avaliação do cenário viabilizou a adequação dos instrumentos, favorecendo a aplicação futura do caso clínico elaborado, no curso técnico de enfermagem.
Abstract: Introduction: The realistic simulation as an active method, is an educational tool that puts the students as the main agents of their learning, stimulating the criticism and reflection, making him part of the teaching-learning process. Objective: Evaluate the construction of a simulated scenario from the perspective of the graduates in nursing technician. Methodology: It is a research about a methodological type development study carried out in two phases. In the first phase, was carried out the clinical case construction to be used on the realistic simulation. In the second phase, the evaluation of the case was made by the graduates, as well as the elaborated instruments, after their participation in the simulated scenario. Results: The students evaluated the material and were made suggestions to improve the instruments. There was an agreement that the simulated scenario constructed by the authors is in accordance with the knowledge and skills of the nursing technical level. Conclusion: The evaluation of the scenario by the students enabled the adequacy of the instruments, favoring the future application of the clinical case elaborated in the nursing technical course.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.