Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35800
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_Producao_Oleo_Secante_tcc.pdf789,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Produção de óleo secante a partir de óleo castor acetilado
Autor(es): Andrade, Crislei Meier de Rezende
Morais, Felipe Pontes
Novais, Isa Silva
Santos, Thiago de Quadros
Orientador(es): Linares León, José Joaquín
Assunto: Planta química
Mamona
Óleos vegetais
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 12-Set-2023
Referência: ANDRADE, Crislei Meier de Rezende et al. Produção de óleo secante a partir de óleo castor acetilado. 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Óleos e gorduras foram utilizados por milênios com fins alimentícios,entretanto, inúmeras descobertas da humanidade trouxeram uma nova luz àutilidade deste insumo. Em geral, os óleos e gorduras são formados porésteres de glicol e ácidos graxos que são responsáveis por particularidades reacionais.O presente projeto consiste na produção de óleo secante, 1-tetradeceno(C14H28), utilizado como aditivo em tintas e vernizes para auxiliar no processode secagem, após aplicação. O produto é obtido a partir do óleo castoracetilado, representado pelo ácido palmítico (C15H31COOH) na simulação,possuindo uma reação secundária que produz uma borra, a qual consiste de1-octacoseno (C28H56). O processo se inicia com a modelagem de uma planta partindo do óleo castor, sendo armazenado num vaso acumulador, juntamente com uma corrente de recirculação com parte do produto de interesse. Acorrente principal passa por uma bomba, que permite a circulação do fluido deprocesso para o forno, onde é aquecida a uma temperatura de 380 °C etransportada para o reator, onde ocorrem os mecanismos de reação comconversão de 36,25% para o óleo secante. Por fim, a corrente é resfriada através do trocador de calor, sendo utilizada água em ponto de bolha.A planta projetada foi simulada utilizando o software Aspen Hysys e caracterizada por um diagrama mecânico (P&ID). Enquanto a avaliação econômica revelou um custo total anualizado de operação de $499.270, aavaliação ambiental expôs os principais impactos do sistema produtivo, propondo um procedimento para tratamento e possível reutilização dosresíduos gerados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.