Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/35784
Título: | Por uma educação (física) motora no ensino médio : pensando a prática pedagógica |
Autor(es): | Loiola, Mateus Lima de |
Orientador(es): | João, Renato Bastos |
Assunto: | Ciência da Motricidade Humana (CMH) Educação física escolar Capacidade motora |
Data de apresentação: | 15-Fev-2023 |
Data de publicação: | 12-Set-2023 |
Referência: | LOIOLA, Mateus Lima de. Por uma educação (física) motora no ensino médio: pensando a prática pedagógica. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo elaborar reflexões teóricas iniciais acerca de princípios fundamentais para uma prática pedagógica em Educação Física (EF) fundamentada na educação motora e na concepção de corporeidade/subjetividade humana (CSH), que contribua para o desenvolvimento integral de estudantes do Ensino Médio. A prática pedagógica da Educação Física Escolar (EFE) tem se centrado no paradigma cartesiano onde a fragmentação do conhecimento, do mundo e do ser humano impera. Na intenção de superar esse paradigma, Manuel Sérgio propõe um corte epistemológico para a EF, de forma que ela se torne a Ciência da Motricidade Humana (CMH), tendo como seu ramo pedagógico a Educação Motora. Essa mudança passa necessariamente por uma nova visão de mundo e do ser humano. Com relação a este último pressuposto filosófico, adota-se a concepção de CSH, uma ferramenta teórico-conceitual formulada por João para superar uma visão fragmentada do humano. O presente trabalho tem característica qualitativa exploratória e foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir da qual, buscou-se a articulação entre a CMH, a CSH e a Educação Motora. Foram propostos oito princípios para a construção de uma prática pedagógica. Chega-se ao entendimento que esses princípios estão alinhados com as diretrizes das Bases Nacionais Comuns Curriculares propostas para o Ensino Médio, podendo contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes em aulas de Educação (Física) Motora. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.