Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35784
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MateusLimaDeLoiola_tcc.pdf621,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Por uma educação (física) motora no ensino médio : pensando a prática pedagógica
Autor(es): Loiola, Mateus Lima de
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Ciência da Motricidade Humana (CMH)
Educação física escolar
Capacidade motora
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 12-Set-2023
Referência: LOIOLA, Mateus Lima de. Por uma educação (física) motora no ensino médio: pensando a prática pedagógica. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo elaborar reflexões teóricas iniciais acerca de princípios fundamentais para uma prática pedagógica em Educação Física (EF) fundamentada na educação motora e na concepção de corporeidade/subjetividade humana (CSH), que contribua para o desenvolvimento integral de estudantes do Ensino Médio. A prática pedagógica da Educação Física Escolar (EFE) tem se centrado no paradigma cartesiano onde a fragmentação do conhecimento, do mundo e do ser humano impera. Na intenção de superar esse paradigma, Manuel Sérgio propõe um corte epistemológico para a EF, de forma que ela se torne a Ciência da Motricidade Humana (CMH), tendo como seu ramo pedagógico a Educação Motora. Essa mudança passa necessariamente por uma nova visão de mundo e do ser humano. Com relação a este último pressuposto filosófico, adota-se a concepção de CSH, uma ferramenta teórico-conceitual formulada por João para superar uma visão fragmentada do humano. O presente trabalho tem característica qualitativa exploratória e foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir da qual, buscou-se a articulação entre a CMH, a CSH e a Educação Motora. Foram propostos oito princípios para a construção de uma prática pedagógica. Chega-se ao entendimento que esses princípios estão alinhados com as diretrizes das Bases Nacionais Comuns Curriculares propostas para o Ensino Médio, podendo contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes em aulas de Educação (Física) Motora.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.