Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35784
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MateusLimaDeLoiola_tcc.pdf621,88 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorJoão, Renato Bastos-
dc.contributor.authorLoiola, Mateus Lima de-
dc.identifier.citationLOIOLA, Mateus Lima de. Por uma educação (física) motora no ensino médio: pensando a prática pedagógica. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo elaborar reflexões teóricas iniciais acerca de princípios fundamentais para uma prática pedagógica em Educação Física (EF) fundamentada na educação motora e na concepção de corporeidade/subjetividade humana (CSH), que contribua para o desenvolvimento integral de estudantes do Ensino Médio. A prática pedagógica da Educação Física Escolar (EFE) tem se centrado no paradigma cartesiano onde a fragmentação do conhecimento, do mundo e do ser humano impera. Na intenção de superar esse paradigma, Manuel Sérgio propõe um corte epistemológico para a EF, de forma que ela se torne a Ciência da Motricidade Humana (CMH), tendo como seu ramo pedagógico a Educação Motora. Essa mudança passa necessariamente por uma nova visão de mundo e do ser humano. Com relação a este último pressuposto filosófico, adota-se a concepção de CSH, uma ferramenta teórico-conceitual formulada por João para superar uma visão fragmentada do humano. O presente trabalho tem característica qualitativa exploratória e foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica a partir da qual, buscou-se a articulação entre a CMH, a CSH e a Educação Motora. Foram propostos oito princípios para a construção de uma prática pedagógica. Chega-se ao entendimento que esses princípios estão alinhados com as diretrizes das Bases Nacionais Comuns Curriculares propostas para o Ensino Médio, podendo contribuir para o desenvolvimento integral de estudantes em aulas de Educação (Física) Motora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiência da Motricidade Humana (CMH)pt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordCapacidade motorapt_BR
dc.titlePor uma educação (física) motora no ensino médio : pensando a prática pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T11:58:04Z-
dc.date.available2023-09-12T11:58:04Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35784-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.