Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaPaulaDeLimaAfonso_tcc.pdf1,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Iniciação esportiva por meio das práticas esportivas escolares extracurriculares : a motivação de alunos do ensino médio
Autor(es): Afonso, Ana Paula de Lima
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Educação física escolar
Esportes
Estudantes
Data de apresentação: 27-Jul-2023
Data de publicação: 5-Set-2023
Referência: AFONSO, Ana Paula de Lima. Iniciação esportiva por meio das práticas esportivas escolares extracurriculares: a motivação de alunos do ensino médio. 2023. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa foi identificar quais as motivações que levam estudantes do Ensino Médio a iniciarem e permanecerem em práticas esportivas escolares extracurriculares. A pesquisa, de natureza qualiquanti, foi realizada por meio da técnica de pesquisa bibliográfica acerca da temática, a fim de construir um referencial teórico consistente para o segundo momento da pesquisa que se deu através da técnica de pesquisa de campo, pretendendo com esses dados poder auxiliar na condução da prática pedagógica de professores de educação física para que os alunos permaneçam em práticas esportivas escolares extracurriculares. A pesquisa foi realizada na escola da rede pública de ensino Centro Educacional do Lago da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para a coleta foi utilizado o instrumento “Participation Motivation Questionnaire de Gill et al (1983), versão adaptada para o português por Guedes e Silvério Neto (2013). Foi acrescentado ao questionário uma pergunta com possibilidade de resposta aberta a fim de identificar o motivo de possível abandono. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo 26 (52%) do gênero feminino, 24 (48%) do gênero masculino e 0 (0%) não binários de gênero. Os resultados obtidos evidenciaram a diversão e a competição como motivação principal, seguida de motivações por emoção e o aprimoramento de habilidades técnicas. Considerando que os valores encontrados para esses fatores motivacionais foram muito próximos é possível destacar que a motivação desses alunos/atletas é multifatorial. A maioria dos participantes da pesquisa apontaram forte ligação com o esporte e citaram não haver previsão de possibilidade para abandono da prática, outros citaram fatores como lesão, falta de tempo para estudos, pressão familiar e má relação com técnico e colegas como possíveis fatores de abandono da prática esportiva escolar extracurricular. Conclui-se que a motivação do grupo de alunos/atletas para iniciarem e permanecerem em práticas esportivas escolares extracurriculares é multifatorial e que a compreensão deste aspecto psicológico em jovens atletas do Ensino Médio na fase de especialização da iniciação esportiva pode contribuir para sua formação, levando em conta uma visão mais ampla e complexa acerca do esporte na escola.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.