Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RodrigoDantasOliveira_tcc.pdf771,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de gestores de uma organização pública federal sobre os desafios à utilização do planejamento estratégico
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Dantas
Orientador(es): Cavalcante, Pedro Paulo Murce Menezes
Assunto: Planejamento estratégico
Administração pública
Setor público
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 5-Set-2023
Referência: OLIVEIRA, Rodrigo Dantas. Percepção de gestores de uma organização pública federal sobre os desafios à utilização do planejamento estratégico. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nos últimos vinte anos, a adoção do planejamento estratégico por organizações públicas brasileiras cresceu consideravelmente. Tendo sido concebida inicialmente para atender a organizações do setor privado, essa ferramenta encontra desafios ao ser utilizada no setor público. O objetivo deste trabalho é identificar a percepção de gestores de uma organização pública federal sobre os desafios à utilização do planejamento estratégico no órgão. Foram entrevistados 3 formuladores e 3 executores do planejamento estratégico. A análise do conteúdo das entrevistas foi realizada a partir de 31 temas e 5 categorias pré-estabelecidas em pesquisas anteriores. Foram identificados desafios em todas as categorias e os que apresentaram maior recorrência foram a ausência de monitoramento das ações contidas no plano, a falta de mão de obra, a falha na divulgação do plano, falta de apoio da alta administração e falta de diálogo e coordenação entre as unidades organizacionais. A percepção de formuladores e executores convergiu na maioria das categorias, exceto nos desafios referentes à influência de fatores políticos e ao monitoramento do plano estratégico. Conclui-se que os desafios à utilização do planejamento estratégico em organizações públicas é um fenômeno complexo e que envolve a combinação de aspectos estruturais e culturais da própria administração pública e as particularidades de cada organização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.