Título: | O método de ensino com casos sob a ótica dos docentes de Administração |
Autor(es): | Sousa, Nicole Alonso Santos de |
Orientador(es): | Costa, Helena Araújo |
Assunto: | Professores universitários Ensino superior Universidade de Brasília (UnB) - Administração |
Data de apresentação: | 16-Fev-2023 |
Data de publicação: | 4-Set-2023 |
Referência: | SOUSA, Nicole Alonso Santos de. O método de ensino com casos sob a ótica dos docentes de Administração. 2023. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este trabalho busca descrever a percepção dos docentes de Administração da Universidade de Brasília sobre o método de ensino com casos. Para tanto, foram consultados os docentes do Departamento de forma a apurar a experiência dos professores quanto ao uso de casos, verificando os benefícios e dificuldades e comparando as perspectivas de docentes nos 6 diferentes eixos temáticos do curso na UnB. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo e combinou técnicas quantitativas e qualitativas, em suas duas etapas. Na primeira etapa, os dados foram coletados por meio de formulário on-line, com 27 respostas válidas tratadas com o uso de tabela dinâmica em planilha eletrônica. Na segunda etapa, foram realizadas 17 entrevistas, tratadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a percepção dos docentes sobre o método de casos é predominantemente positiva e os principais benefícios observados pelos respondentes são: relação da teoria com a prática, participação ativa dos alunos, análise de múltiplos contextos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Por outro lado, os desafios são: dificuldade em obter casos adequados, falta de tempo e hábito para escrever casos, além de apatia e outros comportamentos não aceitáveis dos estudantes. Ainda, os dados revelam que professores de todos os eixos vivenciaram experiências positivas com o método, com exceção de Finanças, que revelou não utilizar esse método de ensino na graduação em Administração em razão de que o uso de casos seria dificultado pela proposição de assegurar que os alunos tenham contato com o conhecimento quantitativo necessário. Posto isso, conclui-se que a percepção dos docentes sobre o método de casos é majoritariamente positiva, ainda que encontre limitações e dificuldades, e o número de adeptos tem crescido dentro do Departamento, embora o uso ainda seja heterogêneo entre diferentes eixos do curso. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.