Título: | Vendas consultivas : indicadores essenciais para garantir a metrificação ponta a ponta de um processo comercial em modelo inside sales |
Autor(es): | Brito, Rafael Sales |
Orientador(es): | Santos, Josely Guedes Pimentel |
Assunto: | Vendas Marketing de relacionamento Consumidores - preferência |
Data de apresentação: | 14-Fev-2023 |
Data de publicação: | 4-Set-2023 |
Referência: | BRITO, Rafael Sales. Vendas consultivas: indicadores essenciais para garantir a metrificação ponta a ponta de um processo comercial em modelo inside sales. 2023. 189 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O estudo visa explorar a dinâmica de funcionamento de um novo modelo de
vendas, o inside sales
. Sobretudo, dando ênfase em como conciliar o dia a dia de
uma operação imediatista, a comercial, junto à uma visão analítica e data driven do
negócio, em direção a melhoria contínua da operação.
Para tanto, faz-se necessário a atuação do profissional dito sales operations
e/ou revenue operations
, o qual foca em comprovar analiticamente - por meio de
dados, experimentação e testes de hipóteses - o melhor molde de atuação do
negócio e suas operações.
Assim, moldando a atuação da equipe em consonância às informações e
necessidades identificadas a partir dos indicadores chave de desempenho do
negócio, traçando ações direcionadas a uma adaptação ágil e evolução constante
dos processos comerciais e resultados do negócio.
Para isso, foram entrevistados especialistas de mercado (
sales operations e
revenue operations
) atuantes em grandes empresas e startups de São Paulo em
crescimento acelerado. Analisou-se quais os indicadores de desempenho fulcrais à
metrificação, acompanhamento e gestão de performance de uma estrutura comercial
ordenada em modelo de inside sales, sendo que a taxa de conversão mostrou-se
como a métrica de maior relevância às análises da operação, além de contribuir na
identificação de gargalos em meio ao processo.
Destaca-se que a mesma pode ser vista através de diferentes lentes, a
depender do objetivo de análise. Analisou-se também os padrões que regem a
geração de dados críveis ao negócio, sendo os principais: o uso de campos
obrigatórios, regras de preenchimento de CRM - incluindo a centralização de todas
as informações no CRM - e utilização de painéis ou relatórios da qualidade de
preenchimento das informações alimentadas no CRM
.
Garantida a geração de dados confiáveis à operação e definidos os
indicadores de desempenho fundamentais à operação, parte-se para o
entendimento de quais análises podem ser realizadas a partir dos mesmos, sendo
comumente a presença de weeklys
, ou seja, a análise semanal de métricas
pré-estabelecidas e apresentadas ao time em reuniões, experimentos atrelados à
hipóteses de valor específicas e cruzamento de indicadores a fim de se obter uma
informação específica.
Por fim, identificou-se os principais gaps em potencial em em uma estrutura
de inside sales e quais as ações estão sendo tomadas pelo mercado em prol de
mitigá-los.
Também foi possível notar cases de sucesso expressivos em relação a
superação de gaps de negócio que quando submetidos a experimentos nos quais
foram identificadas às ações de otimização correção corretas, os mesmos foram
convertidos em resultados expressivos a algumas das empresas entrevistadas, tais
quais: aumento da taxa de conversão de listas de 8% para 30%, otimização dos
parâmetros de qualificação, melhor qualidade de preenchimento do CRM saltando
de 80% de preenchimento assertivo para 97%, entre outros. |
Abstract: | The study aims to explore the working dynamics of a new sales model, the
inside sales. Above all, emphasizing how to reconcile the day-to-day of an
immediatist operation: the commercial, together with an analytical and data-driven
view of the business, towards the continuous improvement of the operation.
For that, it is necessary the performance of a professional called sales
operations and/or revenue operations professional, who focuses on analytically
proving - through data, experimentation and hypothesis testing - the best way of
acting for the business and its operations.
Thus, shaping the team's performance in line with the information and needs
identified from the key performance indicators of the business, outlining actions
aimed at an agile adaptation and constant evolution of commercial processes and
business results.
For this, market specialists (sales operations and revenue operations)
working in large companies and startups in São Paulo in accelerated growth were
interviewed. An analysis was made of the key performance indicators for measuring,
monitoring and managing the performance of a commercial structure organized in an
inside sales model, with the conversion rate showing to be the most relevant metric
for analyzing the operation, in addition to contributing to the identification of
bottlenecks in the middle of the process.
It is noteworthy that it can be seen through different lenses, depending on the
objective of analysis. The standards that guide the generation of credible data to the
business were also analyzed, the main ones being: the use of mandatory fields, CRM
filling rules - including the centralization of all information in the CRM - and use of
quality panels or reports filling in the information fed into the CRM.
Having ensured the generation of reliable data for the operation and defined
the fundamental performance indicators for the operation, the next step is to
understand which analyzes can be carried out based on them, usually the presence
of “weeklys”, that is, the weekly calls to analysis a roll pre-established metrics to be
presented to the team, also experiments linked to specific hypotheses of value and
crossing of indicators in order to obtain specific information.
Finally, the main potential gaps in an inside sales structure were identified and
what actions are being taken by the market in order to mitigate them.
It was also possible to note expressive success stories in relation to
overcoming business gaps that, when subjected to experiments in which the correct
correction optimization actions were identified, were converted into expressive results
for some of the companies interviewed, such as: increase in list conversion rate from
8% to 30%, optimization of qualification parameters, better quality of filling in the
CRM jumping from 80% of assertive filling to 97%, among others. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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