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Título: A qualidade de alimentos baseada em seus aspectos sustentáveis entre estudantes universitários : um conceito complementar de alimento saudável
Autor(es): Mata, Mariana Leite da
Orientador(es): Alfinito, Solange
Assunto: Dietas
Alimentos sustentáveis
Alimentação saudável
Data de apresentação: 9-Fev-2023
Data de publicação: 1-Set-2023
Referência: MATA, Mariana Leite da. A qualidade de alimentos baseada em seus aspectos sustentáveis entre estudantes universitários: um conceito complementar de alimento saudável. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A alimentação, além de ser uma necessidade básica do ser humano, também é forma de expressão social, econômica, sexual, política, estética e religiosa. Atualmente, o conceito de dietas e alimentos saudáveis e/ou sustentáveis vem sendo discutido por instituições e estudiosos, a fim de determinar o que significa tal padrão em meio à sociedade. É nítido que tal conceito varia muito de acordo com a cultura, vivência, conhecimento e outros pontos de cada indivíduo ou grupo, porém também é de conhecimento a falta desse tipo de pesquisa entre jovens. A alimentação saudável é tida como a relacionada diretamente à saúde, já a sustentável é a que segue certos padrões em relação à sua produção, processamento, comercialização e consumo. Este trabalho tem natureza descritiva e qualitativa, com o objetivo de descrever como estudantes universitários entre 18 e 25 anos definem o seu conceito de alimento saudável, dietas sustentáveis e como eles qualificam esses tipos de alimento. Para o alcance desse objetivo foram realizadas 8 entrevistas com o uso de um roteiro semiestruturado que contou com 11 questões. Para a análise, as respostas foram divididas de acordo com os objetivos específicos do estudo e foi usada a técnica de análise de conteúdo. Por fim, identificou-se que o conhecimento de um alimento sustentável tem impacto sobre a escolha dos entrevistados, além de que, para que considerem um alimento saudável ou sustentável, o fator social e cultural não é citado, apenas questão mais voltadas para os pilares de ambiente e economia. Dessa forma, a pesquisa forneceu dados para base de campanhas de marketing para esse tipo de alimento e como encontra-se a conscientização desse assunto específico entre estudantes universitários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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