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Título: A economia circular de embalagens na Indústria de cosméticos brasileira : uma análise a partir da perspectiva dos revendedores de Belo Horizonte - MG
Autor(es): Oliveira, Isabella Gomes dos Santos
Orientador(es): Santos, Patricia Guarnieri dos
Assunto: Logística reversa
Economia circular
Embalagens - reaproveitamento
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 1-Set-2023
Referência: OLIVEIRA, Isabella Gomes dos Santos. A economia circular de embalagens na Indústria de cosméticos brasileira: uma análise a partir da perspectiva dos revendedores de Belo Horizonte - MG. 2023. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O Brasil é o terceiro maior país que gasta com produtos cosméticos , o qual é impulsionado pelas classes socioeconômicas (COSMETIC INNOVATION, 2022). Dessa maneira, as marcas tendem a adotar cada vez estratégias diversificadas para atingir seu público alvo. Uma dessas estratégias é a adoção de ações “verdes”, tais como, retorno das embalagens para a empresa, conhecida como logística reversa. Muitos estudos abordam a visão do consumidor sobre o assunto, porém não há muitos estudos sobre a visão de um dos agentes mais importantes do processo de compra, que é o vendedor. Esse estudo tem como objetivo analisar a percepção dos vendedores de cosméticos sobre as políticas de retorno de embalagens de produtos que vendem e, em segundo plano, identificar o impacto dessas políticas na percepção e preferência dos clientes por certas marcas em detrimento de outras. Partindo de uma pesquisa exploratória descritiva, com a abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário, de natureza mista, para os vendedores de cosméticos de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os principais resultados mostraram a partir da ótica dos vendedores a percepção e propagação das informações de marcas que fazem o retorno de suas embalagens. Foi possível perceber que há uma preocupação dos vendedores no assunto de reciclagem de embalagens de produtos que comercializam, indicam para clientes e são conscientes do impacto ambiental e buscam mitigar essas ações. Entretanto, o estudo apresentou algumas limitações em relação a delimitação geográfica e disposição dos público-alvo para responder o questionário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
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