Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsabellaGomesDosSantosOliveira_tcc.pdf741,74 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Patricia Guarnieri dos-
dc.contributor.authorOliveira, Isabella Gomes dos Santos-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabella Gomes dos Santos. A economia circular de embalagens na Indústria de cosméticos brasileira: uma análise a partir da perspectiva dos revendedores de Belo Horizonte - MG. 2023. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é o terceiro maior país que gasta com produtos cosméticos , o qual é impulsionado pelas classes socioeconômicas (COSMETIC INNOVATION, 2022). Dessa maneira, as marcas tendem a adotar cada vez estratégias diversificadas para atingir seu público alvo. Uma dessas estratégias é a adoção de ações “verdes”, tais como, retorno das embalagens para a empresa, conhecida como logística reversa. Muitos estudos abordam a visão do consumidor sobre o assunto, porém não há muitos estudos sobre a visão de um dos agentes mais importantes do processo de compra, que é o vendedor. Esse estudo tem como objetivo analisar a percepção dos vendedores de cosméticos sobre as políticas de retorno de embalagens de produtos que vendem e, em segundo plano, identificar o impacto dessas políticas na percepção e preferência dos clientes por certas marcas em detrimento de outras. Partindo de uma pesquisa exploratória descritiva, com a abordagem quantitativa, foi aplicado um questionário, de natureza mista, para os vendedores de cosméticos de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os principais resultados mostraram a partir da ótica dos vendedores a percepção e propagação das informações de marcas que fazem o retorno de suas embalagens. Foi possível perceber que há uma preocupação dos vendedores no assunto de reciclagem de embalagens de produtos que comercializam, indicam para clientes e são conscientes do impacto ambiental e buscam mitigar essas ações. Entretanto, o estudo apresentou algumas limitações em relação a delimitação geográfica e disposição dos público-alvo para responder o questionário.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLogística reversapt_BR
dc.subject.keywordEconomia circularpt_BR
dc.subject.keywordEmbalagens - reaproveitamentopt_BR
dc.titleA economia circular de embalagens na Indústria de cosméticos brasileira : uma análise a partir da perspectiva dos revendedores de Belo Horizonte - MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T11:58:07Z-
dc.date.available2023-09-01T11:58:07Z-
dc.date.submitted2023-02-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35700-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.