Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3570
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CeciliaLindgrenBarros.pdf4,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa entre elasticidade-preço da demanda de bebidas, suas marcas e seus subtipos
Autor(es): Barros, Cecília Lindgren
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Bebidas - indústria
Oferta e procura
Bebidas - preços
Data de apresentação: 6-Dez-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: BARROS, Cecília Lindgren. Análise comparativa entre elasticidade-preço da demanda de bebidas, suas marcas e seus subtipos. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta pesquisa utiliza dados escaneados para estimar e analisar o efeito da variação dos preços de produtos, suas marcas e seus subtipos sobre suas quantidades vendidas. O objetivo principal é comparar a elasticidade-preço da demanda de produtos do gênero bebidas com a elasticidade-preço de suas marcas e subtipos comercializados em supermercados. Para isso foi realizada uma pesquisa quase- experimental a partir de dados obtidos de uma rede de supermercados do Centro- Oeste. O método usado para a análise dos dados é o da regressão linear simples aninhada. Os resultados indicam que a diferença de sensibilidade ao preço entre os consumidores é heterogênea intra e entre produtos, marcas e subtipos. Com isto, conclui-se que, além do preço, outros fatores como diferenciação de marca, preferencia do consumidor, disponibilidade de substitutos e outras atividades de marketing podem influenciar no coeficiente de elasticidade. Resultados esses discutidos à luz da teoria sobre elasticidade-preço demanda e substitutibilidade e que implicam novas questões a serem analisadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons