Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35693
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LecticiaRezendeDeMenezes_tcc.pdf286,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Disfunção vesical e intestinal na infância sob a perspectiva de profissionais especialistas
Autor(es): Menezes, Lecticia Rezende de
Orientador(es): Martins, Gisele
Coorientador(es): Salviano, Cristiane Feitosa
Assunto: Disfunção vesical e intestinal
Trato urinário
Enfermagem pediátrica
Data de apresentação: 24-Jun-2019
Data de publicação: 31-Ago-2023
Referência: MENEZES, Lecticia Rezende de. Disfunção vesical e intestinal na infância sob a perspectiva de profissionais especialistas. 2019. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Objetivo: Descrever a percepção dos profissionais especialistas que atuam na área de urologia pediátrica, na identificação dos sinais, sintomas e repercussões relacionados à Disfunção Vesical e Intestinal (DVI) na infância, reportados ou experenciados por crianças. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas áudio-gravadas com 14 profissionais especialistas da área de uropediatria, guiadas pela aplicação de um instrumento semiestruturado, e posteriormente realizada a análise temática de conteúdo com base na teoria de sintomas desagradáveis e no modelo de experiência de sintomas. Resultados: a partir das entrevistas realizadas com enfermeiros, médicos e fisioterapeutas emergiram três categorias temáticas relacionadas aos referenciais teóricos utilizados: percepção de sintomas, consequências da DVI e estratégias de comunicação utilizadas pelo profissional de saúde. Conclusão: foi realizada a identificação de termos e expressões utilizadas pelas crianças na descrição de sintomas, frequência, intensidade, desconforto/sentimento e consequências associadas à DVI, bem como a investigação de sugestões de perguntas direcionadas à prática profissional para a sua avaliação. Tal estudo possibilitará embasar a elaboração de um instrumento que reconheça não somente a presença dos sintomas de DVI, mas também a sua experiência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.