Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabioDePaulaCunha_tcc.pdf1,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impactos de ações relacionadas à responsabilidade social no ambiente organizacional em uma empresa júnior
Autor(es): Cunha, Fábio de Paula
Orientador(es): Dantas, Marcos Alberto
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Ação social
Data de apresentação: 22-Fev-2023
Data de publicação: 31-Ago-2023
Referência: CUNHA, Fábio de Paula. Impactos de ações relacionadas à responsabilidade social no ambiente organizacional em uma empresa júnior. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente estudo buscou coletar e analisar dados voltados à percepção sobre Responsabilidade Social no contexto da Empresa Júnior de Administração da Universidade de Brasília, AD&M Consultoria Empresarial. A monografia trata-se de uma pesquisa quali-quanti, de forma exploratória descritiva, contanto, foi aplicado um questionário online, a partir de uma amostra, com perguntas gerais e como os membros da empresa júnior enxergam no dia a dia o tema estudado. Depois, foram feitas análises mais gerais para identificar o perfil dos membros na organização e utilização do método de análise de discurso para interpretar as respostas obtidas no questionário vinculado à Responsabilidade Social. Assim, buscou-se identificar padrões de respostas e correlações que poderia haver diante das respostas da amostra. Diante do exposto, como resultado, notou-se que os membros da empresa júnior possuem percepções similares sobre Responsabilidade Social de maneira geral, mostrando que é muito importante que haja ações socialmente responsáveis nas empresas e que isso gera impacto positivo nos contextos ambientais, sociais e econômicos. Porém, quando envolve o tema no contexto interno da organização, ficou evidente que os membros não interagem muito entre si para saber a percepção de cada um e como trabalhar práticas socialmente responsáveis de maneira coletiva e efetiva. Além disso, há uma variação grande de como cada membro enxerga as práticas sociais e o impacto delas, principalmente no quesito de resultado com seus clientes. Assim, torna-se uma oportunidade a ampliação do estudo em outras empresas juniores para identificar se há similaridades ou não nas percepções em relação ao tema e, também, se aprofundar na avaliação de ações sociais de maneira individualizada para compreender os reais impactos gerados por cada uma delas nas empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.