Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35673
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisJustinianoHaiekFernandesJunior_tcc.pdf4,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação técnica e econômica de uma microrrede operando conectada à rede elétrica utilizando tecnologia de Peak Shaving
Autor(es): Fernandes Júnior, Luís Justiniano Haiek
Orientador(es): Melo, Fernando Cardoso
Assunto: Sistema fotovoltaico
Energia elétrica - geração
Tarifas de consumo de energia elétrica
Data de apresentação: 29-Mai-2022
Data de publicação: 30-Ago-2023
Referência: FERNANDES JÚNIOR, Luís Justiniano Haiek. Avaliação técnica e econômica de uma microrrede operando conectada à rede elétrica utilizando tecnologia de Peak Shaving. 2022. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho busca determinar a viabilidade técnica e econômica de implementação de uma microrrede com um sistema de "Peak Shaving" integrado. O "Peak Shaving" seria possibilitado através do excedente de geração de um sistema fotovoltaico instalado na microrrede. Para atingir esse objetivo, primeiramente escolheu-se um local para implementação da microrrede. Em seguida, com base na quantidade de unidades consumidoras neste local e de características de potencial de geração, obtidos em simulações do software SAM, e das curvas cargas do mesmo, dimensionou-se um sistema fotovoltaico capaz de, nos horários de geração plena, alimentar a microrrede e carregar um banco de baterias, parcial ou totalmente a depender da geração no dia. Em seguida, com base no perfil médio de geração do mês com maior geração total, dimensionou-se o banco de baterias que será totalmente carregado com o excedente de geração nos horários de geração plena. Definiu-se como critério para o despacho das baterias o critério de carga constante para a distribuidora no intervalo de compensação de pico. Feito isso, compararam-se dois horários para realização do "Peak Shaving" e determinou-se o melhor. Finalmente, calculou-se a economia gerada pelo sistema de "Peak Shaving" no modelo tarifário de Tarifa Branca e o custo total da implementação do sistema. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que, embora o sistema seja economicamente viável, a margem de viabilidade é muito pequena.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.