Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Zelenovsky, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Montenegro, Cristiano Carvalho | - |
dc.identifier.citation | MONTENEGRO, Cristiano Carvalho. Caixa preta para automóveis. 2022. 133 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O intuito deste projeto é programar e testar um dispositivo projetado para carros que é capaz
de armazenar em tempo real leituras de GPS, magnetômetro, acelerômetro e giroscópio, de forma
que, em caso de acidente, possam ser posteriormente analisadas para melhorar a compreensão
do acontecido. Estas leituras permitirão determinar a orientação do veículo, sua localização,
bem como toda a movimentação realizada pelo mesmo, garantindo à perícia de trânsito uma boa
ferramenta para realizar uma reconstrução mais precisa do que pode ter levado ao acidente. Para
se obter esses dados, se fará uso de diversos sensores. Estes, operando em conjunto, irão garantir
uma maior precisão na estimativa das informações que se deseja obter, tais como velocidade do
carro no instante do acidente e as acelerações e giros a que ele foi submetido. Obtidos os dados,
e com a devida análise, pode-se tentar determinar uma provável causa para o acidente e, deste
modo, impedir que outros com características semelhantes possam vir a ocorrer.
Para integrar e implementar estas funcionalidades, serão utilizados o microcontrolador Arduino ATMEGA-2560AU (programado na linguagem C++), a unidade de medição inercial MPU9250, o módulo GPS NEO-6Q-GPS e também uma interface gráfica programada na linguagem
Python, que irá permitir um controle mais simplificado da Caixa Preta.
O dispositivo desenvolvido encontra-se na sua terceira versão, que foi desenvolvida recentemente. Portanto, um dos objetivos principais deste trabalho é verificar o funcionamento do
hardware, de modo a garantir que esteja operando adequadamente e que os resultados obtidos
sejam representados conforme se espera. Além disso, também se busca desenvolver e verificar o
funcionamento de ferramentas que facilitem a interação do usuário com o dispositivo, permitindo
controlá-lo e realizar testes da forma que se deseja. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - sistemas de segurança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de Posicionamento Global (GPS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dispositivos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.title | Caixa preta para automóveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T15:23:00Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T15:23:00Z | - |
dc.date.submitted | 2022-09-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35646 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This project aims to test and program a device designed for cars that is capable of storing
GPS, magnetometer, accelerometer and gyroscope readings in real time so that, in the event of an
accident, they can be later analyzed and provide a better understanding of what happened. With
these readings, it will be possible to determine the vehicle’s orientation, its location and its movement, allowing the forensic analysis to get an accurate reconstruction of what may have led to
the accident. In order to obtain this data, sensors like an accelerometer, gyroscope, magnetometer
and GPS will be used. This will guarantee greater precision in the estimation of the desired information, such as the speed of the car at the moment of the event and the accelerations and turns
to which it was subjected. Once the data is obtained and with due analysis, it will be possible to
search for (or get close to) a probable cause of the accident, allowing the prevention of another
accident with similar characteristics from occurring.
The device is currently on its third version, which was recently developed. Therefore, one
of the main goals of this project is to check its operation, in order to ensure that it is operating
properly and that the results are represented as expected. Furthermore, we would like to develop
tools to facilitate the user-device interaction and verify if it is working properly. This will allow
the user to control and test the device functions in various ways. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Redes de Comunicação
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