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dc.contributor.advisorZelenovsky, Ricardo-
dc.contributor.authorMontenegro, Cristiano Carvalho-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Cristiano Carvalho. Caixa preta para automóveis. 2022. 133 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO intuito deste projeto é programar e testar um dispositivo projetado para carros que é capaz de armazenar em tempo real leituras de GPS, magnetômetro, acelerômetro e giroscópio, de forma que, em caso de acidente, possam ser posteriormente analisadas para melhorar a compreensão do acontecido. Estas leituras permitirão determinar a orientação do veículo, sua localização, bem como toda a movimentação realizada pelo mesmo, garantindo à perícia de trânsito uma boa ferramenta para realizar uma reconstrução mais precisa do que pode ter levado ao acidente. Para se obter esses dados, se fará uso de diversos sensores. Estes, operando em conjunto, irão garantir uma maior precisão na estimativa das informações que se deseja obter, tais como velocidade do carro no instante do acidente e as acelerações e giros a que ele foi submetido. Obtidos os dados, e com a devida análise, pode-se tentar determinar uma provável causa para o acidente e, deste modo, impedir que outros com características semelhantes possam vir a ocorrer. Para integrar e implementar estas funcionalidades, serão utilizados o microcontrolador Arduino ATMEGA-2560AU (programado na linguagem C++), a unidade de medição inercial MPU9250, o módulo GPS NEO-6Q-GPS e também uma interface gráfica programada na linguagem Python, que irá permitir um controle mais simplificado da Caixa Preta. O dispositivo desenvolvido encontra-se na sua terceira versão, que foi desenvolvida recentemente. Portanto, um dos objetivos principais deste trabalho é verificar o funcionamento do hardware, de modo a garantir que esteja operando adequadamente e que os resultados obtidos sejam representados conforme se espera. Além disso, também se busca desenvolver e verificar o funcionamento de ferramentas que facilitem a interação do usuário com o dispositivo, permitindo controlá-lo e realizar testes da forma que se deseja.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - sistemas de segurançapt_BR
dc.subject.keywordSistema de Posicionamento Global (GPS)pt_BR
dc.subject.keywordDispositivos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.titleCaixa preta para automóveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-29T15:23:00Z-
dc.date.available2023-08-29T15:23:00Z-
dc.date.submitted2022-09-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35646-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project aims to test and program a device designed for cars that is capable of storing GPS, magnetometer, accelerometer and gyroscope readings in real time so that, in the event of an accident, they can be later analyzed and provide a better understanding of what happened. With these readings, it will be possible to determine the vehicle’s orientation, its location and its movement, allowing the forensic analysis to get an accurate reconstruction of what may have led to the accident. In order to obtain this data, sensors like an accelerometer, gyroscope, magnetometer and GPS will be used. This will guarantee greater precision in the estimation of the desired information, such as the speed of the car at the moment of the event and the accelerations and turns to which it was subjected. Once the data is obtained and with due analysis, it will be possible to search for (or get close to) a probable cause of the accident, allowing the prevention of another accident with similar characteristics from occurring. The device is currently on its third version, which was recently developed. Therefore, one of the main goals of this project is to check its operation, in order to ensure that it is operating properly and that the results are represented as expected. Furthermore, we would like to develop tools to facilitate the user-device interaction and verify if it is working properly. This will allow the user to control and test the device functions in various ways.pt_BR
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