Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dutra, Renata Queiroz | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rebecca Christina Rodrigues Juvencio de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rebecca Christina Rodrigues Juvencio de. O cinema como geografia semântica de narrativas do trabalho: uma análise do filme Você não estava aqui. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da presença massiva de inteligências artificiais, a reestruturação
produtiva e a acumulação flexível trouxeram profundas mudanças na forma
com a qual adquirimos serviços. A dimensão do trabalho foi reconfigurada
pelo protagonismo de plataformas digitais que fundaram a uberização. Tendo
em vista esse cenário esta pesquisa se propõe, por meio do cinema, analisar a
questão social subjacente ao trabalho plataformizado. Para isso serão
utilizadas abordagens discursivas as quais Foucault, Bakhtin e Butler
ilustrarão uma ponte discursiva entre o enunciado e a discursividade a fim
de suplantar uma tessitura analítica a partir da relação trabalhista apresentada
na obra Você não estava aqui - We sorry missed you (2019), do cineasta inglês
Ken Loach. A discussão permeará nas tensões que emergemà vida de
trabalhadores informais em uma atmosfera de hegemonia neoliberal; para
isso, o trabalho se dividirá em três eixos nos quais haverá correlação entre o
ficcional exposto no filme e o cotidiano de trabalhadores autônomos no
Brasil. Os eixos propõem questões sociais que advém dessa forma
plataformizada de trabalho e para fins didáticos foram divididos em: Io
falacioso empreendedorismo; II as acidentalidades e riscos biopsicossociais
e a afetação da sociabilidade e III as extensivas jornadas de trabalho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - análise | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | O cinema como geografia semântica de narrativas do trabalho : uma análise do filme Você não estava aqui | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T13:09:34Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T13:09:34Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35639 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Faced with the massive presence of artificial intelligence, productive
restructuring and flexible accumulatation brought about profound changes
inthe way in which we acquire services. The dimension of work was
reconfigured by the protagonism of digital platforms that founded
uberization. In view of this scenario,this research proposes, through cinema,
to analyse the social issue underlying platform work. For this, discursive
approaches will be used, which Foucacult, Bakhtin and Butler will illustrate
a discursive bridge between the statement and the discursiveness in order to
supplant an analytical texture from the labor relationship presented in the
work Você não estava aqui – We sorry missed you (2019), by english filmaker
Ken Loach. The discussion will permeate the tensions that emerge from the
lives of informal workers in na atmosphere of neoliberal hegemony;for this,
the work will be divided into three axes in which there will be a
correlationbetween the fiction exposed in the filme and the daily life of selfemployed workers in Brazil. The axes propose social issues that arise from
this platformed way of working and for didactic purposes were divided into:
I fallacious entrepreneurship; II the acidentes and biopsychosocial risks and
affectation of sociability and III the extensive working hours. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
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