Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de | - |
dc.contributor.author | Gama, Larissa Fernandes Nogueira da | - |
dc.identifier.citation | GAMA, Larissa Fernandes Nogueira da. Mecenato, políticas públicas culturais e a história da arte brasileira da missão artística francesa à lei Rouanet. 2017. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa a contextualização histórica do instituto do mecenato e da política pública cultural ao longo da narrativa da história da arte e cultura brasileira, desde a chegada da Missão Artística Francesa ao Brasil até a edição da Lei Rouanet (Lei nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991), que consolidou o mecenato como o principal instrumento da política pública cultural brasileira. Será demonstrado como, somente a partir da década de 1930, a cultura brasileira começa a ser estruturada no âmbito da política pública, processo que culmina com edição da Lei Rouanet, em 1991. Apesar do histórico da política pública cultural brasileira ser marcado pela ausência, autoritarismo e instabilidade, o mecenato previsto na Lei Rouanet tem possibilitado o fomento à produção artística brasileira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei Rouanet | pt_BR |
dc.title | Mecenato, políticas públicas culturais e a história da arte brasileira da missão artística francesa à lei Rouanet | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-27T21:57:58Z | - |
dc.date.available | 2023-08-27T21:57:58Z | - |
dc.date.submitted | 2017-11-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35613 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims the historical contextualization of the patronage institute and cultural policy along the narrative of brazilian art history and culture, since the arrival of the Artistic French Mission to Brazil until the edition of the Rouanet Law (Law no. 8.313, December 23, 1991), which consolidated patronage as the main instrument of Brazilian cultural policy. It will be shown how, starting in the 1930s, brazilian culture began to be structured within the scope of public policy, culminating with the edition of the Rounaet Law, in 1991. Although the history of brazilian cultural policy is marked by absence, authoritarianism and instability, the patronage
of Rouanet Law has enabled the promotion of brazilian artistic production. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|