Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Frazão, Ana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Gurgel, Gabriela Silva de Carvalho Brasil | - |
dc.identifier.citation | GURGEL, Gabriel Silva de Carvalho Brasil. Mercado relevante e poder de mercado em plataformas digitais de preço zero: os desafios para a adequação de instrumentos tradicionais à economia digital. 2023. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa monografia de final de curso se propõe a estudar os desafios enfrentados pelo Direito
Antitruste ao lidar com economias digitais. Diante das características inovadoras das
plataformas digitais – especialmente daquelas que contam com estratégia de preço zero - os
instrumentos tradicionais do antitruste aparentam não serem mais compatíveis com uma
análise concorrencial satisfatória. Por muito tempo, esses agentes ficaram à margem da
regulação por suas supostas eficiências preponderantes decorrentes da gratuidade dos serviços
ofertados. Nesse contexto, foram analisados, em especial, os institutos do mercado relevante e
do poder de mercado e como suas metodologias foram designadas para mercados orientados
pela existência de um preço positivo, o qual seria capaz de determinar o bem-estar dos
consumidores. Ademais, foi feito um estudo comparativo entre as jurisdições nacional e
internacionais para verificar, empiricamente, se, e quais, adaptações metodológicas já estão
sendo praticadas pelas autoridades concorrenciais. Concluiu-se que, além de ser necessária a
priorização da proteção do processo competitivo em si, é cediço que uma análise
concorrencial fidedigna não deve se prender à rigidez dos institutos tradicionais, que
representam tentativas imperfeitas de mensurar poder econômico, devendo-se adaptar às
novas realidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Direito de concorrência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformas digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder de mercado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercado relevante | pt_BR |
dc.title | Mercado relevante e poder de mercado em plataformas digitais de preço zero : os desafios para a adequação de instrumentos tradicionais à economia digital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T18:30:54Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T18:30:54Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35606 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to study the challenges faced by Competition Law when dealing with the
digital economy. The innovative features of digital platforms – especially those that offer zero
price service - reveal that the traditional methods are no longer compatible with a satisfactory
assessment. For the last decades, these agents were out of the scope of the regulatory
agencies due to their assumed efficiencies from the zero-price strategy. Thus, in this context,
the relevant market and the market power institutes were analyzed closely to demonstrate how
their methods were designed to fit only those markets that present a positive price. Besides, a
comparative study was carried out to verify, empirically, if, and how, the national and
international authorities are adapting to this new reality. The conclusion was that, beyond the
need to prioritize the protection of the competitive process over the consumer’s welfare, it is
necessary to let go, when needed, of certain methods that represent nothing but an imperfect
attempt to measure economic power, to be able to adapt to this new dynamic reality. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Direito
|