Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RenatoBerredodeToledoLobato.pdf536,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estilos de liderança no Tribunal de Contas do Distrito Federal
Autor(es): Lobato, Renato Berrêdo de Toledo
Orientador(es): Gomes, Ricardo Corrêa
Assunto: Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Liderança
Organizações públicas
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: LOBATO, Renato Berrêdo de Toledo. Estilos de liderança no Tribunal de Contas do Distrito Federal. 2011. 39 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar os estilos de liderança predominantes em uma organização pública brasileira. O referencial teórico se baseou nos conceitos de liderança, nas teorias sobre os estilos de liderança e na liderança no serviço público. Para a elaboração desse estudo foi utilizada a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial construída e validada por Melo (2001), que considera os estilos gerenciais orientados para o relacionamento, para a tarefa e para a situação. Uma pesquisa de campo foi realizada, envolvendo os servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). A amostra final totalizou 140 servidores, de ambos os sexos, o equivalente a cerca de 30% do total de servidores desse tribunal. Todos os estilos obtiveram um alto índice na escala, impossibilitando assim, a definição de um predominante. Os resultados mostraram que, na percepção dos servidores, os três estilos de liderança estão presentes em grande escala no TCDF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons