Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GuilhermeKicisDeSordi.pdf637,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A implantação da ferramenta planejamento estratégico em uma pequena empresa
Autor(es): De Sordi, Guilherme Kicis
Orientador(es): Hoffmann, Valmir Emil
Assunto: Planejamento estratégico
Pequenas e médias empresas
Planejamento empresarial
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 23-Mai-2012
Referência: DE SORDI, Guilherme Kicis. A implantação da ferramenta planejamento estratégico em uma pequena empresa. 2011. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A economia do Brasil tem como um dos seus pilares as micro e pequenas empresas. Isto porque elas geram atualmente 25% do PIB e mais da metade dos empregos formais do país.Para a empresa se manter competitiva neste mercado, faz-se necessário possuir orientações que guiem a atuação nos ambientes em que atua. O planejamento estratégico vem como uma ferramenta para direcionar estas ações. Ainda nas pequenas empresas, percebe-se resistência e preconceito para a utilização desta ferramenta, pois acreditam que ela deve ser usada apenas em grandes corporações.Este estudo buscou desenvolver o planejamento estratégico numa pequena empresa do ramo alimentício de forma que guie suas ações e garanta sustentabilidade. Para isso utilizou-se da análise documental, de entrevistas e observação participante. A implantação da ferramenta de planejamento estratégico foi realizado, atingindo o objetivo proposto. Além disso, foi observada a necessidade de existência de uma diretriz central que guie as demais áreas da empresa e do impacto da formalização do planejamento estratégico para o sucesso da empresa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons