Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3557
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GuilhermeKicisDeSordi.pdf637,29 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHoffmann, Valmir Emil-
dc.contributor.authorDe Sordi, Guilherme Kicis-
dc.identifier.citationDE SORDI, Guilherme Kicis. A implantação da ferramenta planejamento estratégico em uma pequena empresa. 2011. 68 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractA economia do Brasil tem como um dos seus pilares as micro e pequenas empresas. Isto porque elas geram atualmente 25% do PIB e mais da metade dos empregos formais do país.Para a empresa se manter competitiva neste mercado, faz-se necessário possuir orientações que guiem a atuação nos ambientes em que atua. O planejamento estratégico vem como uma ferramenta para direcionar estas ações. Ainda nas pequenas empresas, percebe-se resistência e preconceito para a utilização desta ferramenta, pois acreditam que ela deve ser usada apenas em grandes corporações.Este estudo buscou desenvolver o planejamento estratégico numa pequena empresa do ramo alimentício de forma que guie suas ações e garanta sustentabilidade. Para isso utilizou-se da análise documental, de entrevistas e observação participante. A implantação da ferramenta de planejamento estratégico foi realizado, atingindo o objetivo proposto. Além disso, foi observada a necessidade de existência de uma diretriz central que guie as demais áreas da empresa e do impacto da formalização do planejamento estratégico para o sucesso da empresa.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPlanejamento estratégicoen
dc.subject.keywordPequenas e médias empresasen
dc.subject.keywordPlanejamento empresarialen
dc.titleA implantação da ferramenta planejamento estratégico em uma pequena empresaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2012-05-23T13:52:30Z-
dc.date.available2012-05-23T13:52:30Z-
dc.date.issued2012-05-23T13:52:30Z-
dc.date.submitted2011-11-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3557-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.11.TCC.3557-
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons