Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MarianaMunarettoAlvesDosSantos_tcc.pdf5,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cartas sobre(vivências) de uma educartista rumo a uma prática pedagógica : afetoempatia
Autor(es): Santos, Mariana Munaretto Alves dos
Orientador(es): Café, Ângela Barcellos
Assunto: Comunicação não-violenta
Escuta sensível
Artes cênicas - ensino
Data de apresentação: 15-Fev-2023
Data de publicação: 21-Ago-2023
Referência: SANTOS, Mariana Munaretto Alves dos. Cartas sobre(vivências) de uma educartista rumo a uma prática pedagógica: afetoempatia. 2023. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa propõe o estudo da palavra AFETOEMPATIA como possibilidade de superação de um ensino com tendências tradicionais, tendo como problema de investigação: Como minimizar as desigualdades, violências e falta de diálogo na educação escolar? O trabalho se justifica pela importância de uma Educação Decolonial, que garanta maior harmonização dos agentes envolvidos: discente e docente. O objetivo é abordar uma prática pedagógica que amplie as possibilidades para o Ensino de Artes Cênicas a partir da proposta que AFETOEMPATIA traz de uma centralidade de corpo e seu saber como guias da prática docente em pedagogia teatral, considerando a autonomia e o protagonismo dos estudantes. Com base na metodologia qualitativa, utilizo da etnografia dos estudos de André (1995), analisando e refletindo as observações das experiências na escola, nos estágios, para propor uma prática pedagógica fundada no AFETOEMPATIA, com referências nas ideias de nossos povos originários, na voz de Daniel Munduruku.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.