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dc.contributor.advisorRezende, Beatriz Vargas Ramos Gonçalves de-
dc.contributor.authorAraújo, Felipe Soares Santos-
dc.identifier.citationARAÚJO, Felipe Soares Santos. O ciclo único de polícia no Brasil: a desmilitarização como alternativa para unificação da polícia. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Constituição Federal de 1988 dispõe em seu artigo 144 sobre a manutenção da segurança pública, um dever do Estado e responsabilidade de todos, e determina ainda quais serão os órgãos que desempenharão esse papel e quais suas atribuições. A Polícia Militar, neste ínterim recebe da Magna Carta a chancela para continuação do seu caráter militar, proveniente da Ditadura Militar. Cria-se com isso uma dicotomia no comando das Polícias Militares como principais agentes da segurança pública interna no Brasil, e um consequente embaraço em relação aos controles sociais formais do Estado, quais sejam: o militarismo e o direito penal brasileiro O presente trabalho tem como objetivo traçar uma linha histórica desde o surgimento da polícia militar, entender sua relação com a Constituição de 1988, analisar os problemas causados pela estrutura militar frente ao Direito Penal, e apontar para a desmilitarização da Polícia Militar como alternativa eficaz para implementação do Ciclo Único de Polícia no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDireito penalpt_BR
dc.subject.keywordDesmilitarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolícia Militarpt_BR
dc.subject.keywordBrasil. Constituição (1988)pt_BR
dc.titleO ciclo único de polícia no Brasil : a desmilitarização como alternativa para unificação da políciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T16:34:21Z-
dc.date.available2023-08-18T16:34:21Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35499-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Article 144 of the Federal Constitution of 1988 provides for the maintenance of public security, a duty of the State and responsibility of all, and also determines which bodies will play this role and what their attributions will be. The Military Police, in the meantime, receives the seal of approval from Magna Carta to continue its military character, coming from the Military Dictatorship. This creates a dichotomy in the command of the Military Police as the main agents of internal public security in Brazil, and a consequent embarrassment in relation to the formal social controls of the State, namely: militarism and Brazilian criminal law. aims to draw a historical line from the emergence of the military police, understand its relationship with the 1988 Constitution, analyze the problems caused by the military structure in relation to Criminal Law, and point to the demilitarization of the Military Police as an effective alternative for the implementation of the Single Cycle of Police in Brazil.pt_BR
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