Título: | Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia" |
Autor(es): | Silva, Fernanda Araújo da |
Orientador(es): | Silberstein, Emília Silveira |
Assunto: | Crise ambiental Cinema afro-brasileiro Negros no cinema |
Data de apresentação: | 5-Nov-2021 |
Data de publicação: | 18-Ago-2023 |
Referência: | SILVA, Fernanda Araújo da. Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia". 2021. 199 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este projeto tem o intuito de documentar e refletir o processo de desenvolvimento do
curta-metragem distópico Garrafa Vazia que conta a narrativa de Marta e Lúcia, ambas
mulheres negras, que enfrentam a precariedade de uma crise de poluição do ar causada
pela exploração e destruição da natureza em nome do acúmulo infinito de capital de
uma parcela pequena da sociedade. Reflete-se, assim, desde a criação do roteiro em
2020, de seu amadurecimento, até o desenvolvimento estético no Plano de Direção,
Proposta de Foto e Plano de Arte que trabalham o hibridismo entre cinema e o teatro
épico de Brecht. Tal hibridismo e o subgênero distopia foram escolhidos como forma de
potencializar a criticidade dos espectadores acerca das problemáticas caras à sociedade
sobre a relação exploratória entre capitalismo patriarcal branco, natureza, mulheres,
negros e indígenas e sobre as semelhanças com a presente pandemia da Covid-19. Por
fim, é documentada a atualização das previsões, planejamento de execução e orçamento
do projeto na plataforma do Salic para concorrer à Lei Rouanet. |
Abstract: | This project aims to document and reflect the development process of the dystopian
short film Garrafa Vazia, which tells the narrative of Marta and Lúcia, both black
women, who face the precariousness of an air pollution crisis caused by the exploration
and destruction of nature in the name of the infinite accumulation of capital by a small
portion of society. It is reflected, therefore, from the creation of the script in 2020, from
its maturation, to the aesthetic development in the Direction Plan, Photo Proposal and
Art Plan that work the hybridism between cinema and Brecht's epic theater. Such
hybridity and the dystopia subgenre were chosen as a way to heighten viewers'
criticality about the issues of society like the exploratory relationship between white
patriarchal capitalism, nature, women, blacks and indigenous people and about the
similarities with the current Covid-19 pandemic. In addition to documenting the
updating of forecasts, execution planning and project budget on the Salic platform to
compete for the Lei Rouanet. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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