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dc.contributor.advisorSilberstein, Emília Silveira-
dc.contributor.authorSilva, Fernanda Araújo da-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Araújo da. Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia". 2021. 199 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto tem o intuito de documentar e refletir o processo de desenvolvimento do curta-metragem distópico Garrafa Vazia que conta a narrativa de Marta e Lúcia, ambas mulheres negras, que enfrentam a precariedade de uma crise de poluição do ar causada pela exploração e destruição da natureza em nome do acúmulo infinito de capital de uma parcela pequena da sociedade. Reflete-se, assim, desde a criação do roteiro em 2020, de seu amadurecimento, até o desenvolvimento estético no Plano de Direção, Proposta de Foto e Plano de Arte que trabalham o hibridismo entre cinema e o teatro épico de Brecht. Tal hibridismo e o subgênero distopia foram escolhidos como forma de potencializar a criticidade dos espectadores acerca das problemáticas caras à sociedade sobre a relação exploratória entre capitalismo patriarcal branco, natureza, mulheres, negros e indígenas e sobre as semelhanças com a presente pandemia da Covid-19. Por fim, é documentada a atualização das previsões, planejamento de execução e orçamento do projeto na plataforma do Salic para concorrer à Lei Rouanet.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCrise ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCinema afro-brasileiropt_BR
dc.subject.keywordNegros no cinemapt_BR
dc.titleReflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia"pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T14:56:46Z-
dc.date.available2023-08-18T14:56:46Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35494-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project aims to document and reflect the development process of the dystopian short film Garrafa Vazia, which tells the narrative of Marta and Lúcia, both black women, who face the precariousness of an air pollution crisis caused by the exploration and destruction of nature in the name of the infinite accumulation of capital by a small portion of society. It is reflected, therefore, from the creation of the script in 2020, from its maturation, to the aesthetic development in the Direction Plan, Photo Proposal and Art Plan that work the hybridism between cinema and Brecht's epic theater. Such hybridity and the dystopia subgenre were chosen as a way to heighten viewers' criticality about the issues of society like the exploratory relationship between white patriarchal capitalism, nature, women, blacks and indigenous people and about the similarities with the current Covid-19 pandemic. In addition to documenting the updating of forecasts, execution planning and project budget on the Salic platform to compete for the Lei Rouanet.pt_BR
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