Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silberstein, Emília Silveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Araújo da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Fernanda Araújo da. Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia". 2021. 199 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto tem o intuito de documentar e refletir o processo de desenvolvimento do
curta-metragem distópico Garrafa Vazia que conta a narrativa de Marta e Lúcia, ambas
mulheres negras, que enfrentam a precariedade de uma crise de poluição do ar causada
pela exploração e destruição da natureza em nome do acúmulo infinito de capital de
uma parcela pequena da sociedade. Reflete-se, assim, desde a criação do roteiro em
2020, de seu amadurecimento, até o desenvolvimento estético no Plano de Direção,
Proposta de Foto e Plano de Arte que trabalham o hibridismo entre cinema e o teatro
épico de Brecht. Tal hibridismo e o subgênero distopia foram escolhidos como forma de
potencializar a criticidade dos espectadores acerca das problemáticas caras à sociedade
sobre a relação exploratória entre capitalismo patriarcal branco, natureza, mulheres,
negros e indígenas e sobre as semelhanças com a presente pandemia da Covid-19. Por
fim, é documentada a atualização das previsões, planejamento de execução e orçamento
do projeto na plataforma do Salic para concorrer à Lei Rouanet. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crise ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema afro-brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros no cinema | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T14:56:46Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18T14:56:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/35494 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This project aims to document and reflect the development process of the dystopian
short film Garrafa Vazia, which tells the narrative of Marta and Lúcia, both black
women, who face the precariousness of an air pollution crisis caused by the exploration
and destruction of nature in the name of the infinite accumulation of capital by a small
portion of society. It is reflected, therefore, from the creation of the script in 2020, from
its maturation, to the aesthetic development in the Direction Plan, Photo Proposal and
Art Plan that work the hybridism between cinema and Brecht's epic theater. Such
hybridity and the dystopia subgenre were chosen as a way to heighten viewers'
criticality about the issues of society like the exploratory relationship between white
patriarchal capitalism, nature, women, blacks and indigenous people and about the
similarities with the current Covid-19 pandemic. In addition to documenting the
updating of forecasts, execution planning and project budget on the Salic platform to
compete for the Lei Rouanet. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
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