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Título: Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia"
Autor(es): Silva, Fernanda Araújo da
Orientador(es): Silberstein, Emília Silveira
Assunto: Crise ambiental
Cinema afro-brasileiro
Negros no cinema
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 18-Ago-2023
Referência: SILVA, Fernanda Araújo da. Reflexões sobre o processo de desenvolvimento do curta-metragem “Garrafa Vazia". 2021. 199 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este projeto tem o intuito de documentar e refletir o processo de desenvolvimento do curta-metragem distópico Garrafa Vazia que conta a narrativa de Marta e Lúcia, ambas mulheres negras, que enfrentam a precariedade de uma crise de poluição do ar causada pela exploração e destruição da natureza em nome do acúmulo infinito de capital de uma parcela pequena da sociedade. Reflete-se, assim, desde a criação do roteiro em 2020, de seu amadurecimento, até o desenvolvimento estético no Plano de Direção, Proposta de Foto e Plano de Arte que trabalham o hibridismo entre cinema e o teatro épico de Brecht. Tal hibridismo e o subgênero distopia foram escolhidos como forma de potencializar a criticidade dos espectadores acerca das problemáticas caras à sociedade sobre a relação exploratória entre capitalismo patriarcal branco, natureza, mulheres, negros e indígenas e sobre as semelhanças com a presente pandemia da Covid-19. Por fim, é documentada a atualização das previsões, planejamento de execução e orçamento do projeto na plataforma do Salic para concorrer à Lei Rouanet.
Abstract: This project aims to document and reflect the development process of the dystopian short film Garrafa Vazia, which tells the narrative of Marta and Lúcia, both black women, who face the precariousness of an air pollution crisis caused by the exploration and destruction of nature in the name of the infinite accumulation of capital by a small portion of society. It is reflected, therefore, from the creation of the script in 2020, from its maturation, to the aesthetic development in the Direction Plan, Photo Proposal and Art Plan that work the hybridism between cinema and Brecht's epic theater. Such hybridity and the dystopia subgenre were chosen as a way to heighten viewers' criticality about the issues of society like the exploratory relationship between white patriarchal capitalism, nature, women, blacks and indigenous people and about the similarities with the current Covid-19 pandemic. In addition to documenting the updating of forecasts, execution planning and project budget on the Salic platform to compete for the Lei Rouanet.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021.
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