Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35475
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlissonHenriqueSousaDeCarvalho_tcc.pdf3,94 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Adaptação de um auto transporte de tropa : projeto de um sistema de armazenamento e bombeamento de água na carroceria das viaturas ATT do CBMDF
Autor(es): Carvalho, Alisson Henrique Sousa de
Orientador(es): Viana, Rhander
Assunto: Corpo de Bombeiros do Distrito Federal - CBMDF
Veículos automotores
Automóveis - projetos e construção
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 18-Ago-2023
Referência: CARVALHO, Alisson Henrique Sousa de. Adaptação de um auto transporte de tropa: projeto de um sistema de armazenamento e bombeamento de água na carroceria das viaturas ATT do CBMDF. 2023. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este trabalho aborda uma modificação veicular em uma viatura da frota do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o automóvel é o "Auto Transporte de Tropa"no qual detém de uma carroceria com expectativa de transporte de 16 pessoas. Porém, foi visto que este espaço é desperdiçado, sabendo que uma guarnição de combate a incêndio florestal normalmente é composta por 5 a 8 combatentes. O objetivo do projeto visa o projeto e rearranjo do interior da carroceria, trocando 4 fileiras de 2 cadeiras por 2 tanques de 1000 L e acoplando no espaço entre a cabine e carroceria uma motobomba Mark-3 devido a este recurso já ser utilizado pelo CBMDF. Para validar o projeto foi buscado nas legislações vigentes e constatou que o projeto não afetará nenhum artigo do Conselho Nacional de Trânsito. Por fim, foi feito uma listagem de materiais para os responsáveis de cada departamento da corporação para implementar o projeto.
Abstract: This work deals with a vehicle modification in a fleet vehicle of the Military Fire Brigade of the Federal District (MFBFD), the car is the "Auto Troop Transport" in which it has a body with the expectation of transporting 16 people. However, it has been noticed that this space is wasted, knowing that a forest fire fighting crew is usually composed of 5 to 8 fighters. The objective of the project is the design and rearrangement of the interior of the bodywork, replacing 4 rows of 2 chairs for 2 tanks of 1000 L and attaching a Mark-3 motor pump in the space between the cabin and bodywork, as this feature is already used by the MFBFD. In order to validate the project, current legislation was sought and it was found that the project will not affect any National Traffic Council article. Finally, a list of materials was made for those responsible for each department of the corporation to implement the project.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.