Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35459
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariahHellennaAngelimBritto_tcc.pdf759,08 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Gomes-
dc.contributor.authorBritto, Mariah Hellenna Angelim-
dc.identifier.citationBRITTO, Mariah Hellenna Angelim. Publicidade infantil abusiva: análise da (in)aplicabilidade da legislação vigente e da proteção da criança e do adolescente nas decisões do Superior Tribunal de Justiça. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA crescente difusão das plataformas digitais gera a inovação das estratégias de publicidade, principalmente, ao público infanto-juvenil. A Constituição Federal prevê em seu art. 170 o princípio da livre iniciativa dos agentes econômicos e em seu art. 220, a livre expressão do pensamento. Por outro lado, a Carta Magna também assegura em seu art. 5, XXXII, a defesa do consumidor e em seu art. 227, a proteção da criança e do adolescente com absoluta prioridade. Considerando a dupla proteção de direitos da publicidade, o ordenamento jurídico brasileiro traz limites ao seu exercício com a vedação da publicidade abusiva, quando se aproveita da deficiência de julgamento e experiência da criança, nos termos do art. 37, §2º do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Diante da responsabilidade solidária do Estado e da sociedade civil em garantir a proteção de crianças e adolescentes, a publicidade abusiva também é regulamentada por dispositivos normativos como o a Resolução nº 163/2014 do CONANDA, órgão do poder público, e o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do CONAR, entidade privada. Assim, valendo-se da legislação vigente e da garantia constitucional da proteção de crianças e adolescentes, o presente trabalho analisou o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nos acórdãos referentes à publicidade infantil abusiva. Para tanto, utilizou-se da pesquisa jurisprudencial na base de dados do Tribunal Superior, aplicando o método qualitativo, para abranger a maior quantidade de decisões e para excluir as decisões sem pertinência temática. O resultado obtido foi que há aplicabilidade da legislação vigente, como também, da proteção da criança e do adolescente. Todavia, observouse que a fundamentação principal das decisões baseou-se no CDC, e não nos demais diplomas normativos, o que leva a reflexões acerca dos desafios da regulamentação da publicidade, ainda mais, nas plataformas digitais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPublicidade e criançaspt_BR
dc.subject.keywordPublicidade digitalpt_BR
dc.subject.keywordPublicidade - éticapt_BR
dc.subject.keywordCrianças e adolescentes - proteção socialpt_BR
dc.titlePublicidade infantil abusiva : análise da (in)aplicabilidade da legislação vigente e da proteção da criança e do adolescente nas decisões do Superior Tribunal de Justiçapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-17T12:15:01Z-
dc.date.available2023-08-17T12:15:01Z-
dc.date.submitted2023-07-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/35459-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The growing diffusion of digital platforms fosters the innovation of advertising strategies, especially targeting the child and youth audience. The Federal Constitution establishes in Article 170 the principle of free enterprise for economic agents, and in Article 220, the freedom of expression of thought. On the other hand, the Constitution also guarantees, in Article 5, XXXII, consumer protection, and in Article 227, the protection of children and teenagers with absolute priority. Considering the dual protection of advertising rights, the Brazilian legal system imposes limits on its exercise, prohibiting abusive advertising that takes advantage of a child's lack of judgment and experience, as provided for in Article 37, Section 2 of the Consumer Defense Code (CDC). In view of the shared responsibility of the State and civil society to ensure the protection of children and teenagers, abusive advertising is also regulated by normative provisions such as Resolution No. 163/2014 of CONANDA, a public authority, and the Brazilian Advertising Self-Regulation Code of CONAR, a private entity. Thus, based on the current legislation and the constitutional guarantee of child and teenager’s protection, this study analyzed the position of the Superior Court of Justice (STJ) in the judgments regarding abusive child advertising. To do so, it was conducted jurisprudential research using the database of the Superior Court, applying a qualitative method to encompass the highest number of decisions and to exclude irrelevant decisions. The result obtained was that the current legislation and child protection are applicable. However, it was observed that the main rationale behind the decisions was based on the CDC and not on other normative acts, which raises reflections on the challenges of advertising regulation, especially in digital platforms.pt_BR
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.