Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/35441
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaPaulaDaltoeBarbalho_tcc.pdf23,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A pandemia de covid19 e as respostas sociais das comunidades periféricas
Autor(es): Barbalho, Ana Paula Daltoé Inglêz
Orientador(es): Sousa Júnior, José Geraldo de
Assunto: Covid-19
Pandemia
Direito Achado na Rua
Direito à saúde
Periferia
Data de apresentação: 20-Set-2022
Data de publicação: 15-Ago-2023
Referência: BARBALHO, Ana Paula Daltoé Inglêz. A pandemia de covid19 e as respostas sociais das comunidades periféricas. 2022. 178 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A pandemia do Coronavírus evidenciou as desigualdades sociais e as aprofundou em contextos urbanos de territórios vulneráveis como as comunidades periféricas. O presente trabalho listou e registrou iniciativas de combate à pandemia de Coronavírus resultantes da organização social das comunidades periféricas brasileiras e seus impactos frente à pandemia do Coronavírus, refletindo sobre as inovações em participação social propostas diante de cenários complexos e de incerteza. Diferentes metodologias de coletas de dados foram utilizadas, em modalidade virtual, a partir da busca ativa de informações em diversas plataformas de comunicação, depoimentos dos coordenadores das redes comunitárias, de palestras e de intervenções em seminários virtuais depositados em diversas plataformas e utilizando dados governamentais. Buscou-se listar, categorizar e registrar alguns dos resultados obtidos entre março de 2020 e maio de 2021, atualizados posteriormente até setembro de 2022. Por serem populações em situação de vulnerabilidade, marginalizadas e tradicionalmente invisibilizadas, existe uma dificuldade no mapeamento das ações locais, que possuem diferentes amplitudes, dimensões, capacidades de mobilização, públicos-alvo, mecanismos de comunicação e objetivos. De maneira geral, as iniciativas sociais nas comunidades periféricas são estruturadas em redes sociais comunitárias voltadas a segurança alimentar, a distribuição de materiais de higiene e limpeza, a ações para geração de renda e a manutenção e o fortalecimento de comércio local, o acesso à saúde e cuidados e prevenção em saúde, especialmente no controle da pandemia do Coronavírus, a produção e difusão de informações e conteúdos seguros e a apoio a artistas e grupos culturais locais. Ações, atores e organizações protagonizam reações potentes, efetivas, criativas e construtoras da realidade e de alternativas para a ausência histórica do Estado. A fundamental atuação das lideranças populares locais nas ações de mitigação da pandemia nas comunidades traz a necessidade urgente da participação social. Registrar as iniciativas, os formatos e principais características dessas ações se coloca como instrumento de luta pela garantia de direitos fundamentais e demonstra a potência das comunidades periféricas na luta pela sobrevivência e a importância da sua capacidade organizativa frente aos desafios para além do contexto da pandemia do Coronavírus. É necessário novo olhar que valoriza a importância da participação social na construção de uma sociedade brasileira mais justa e menos desigual.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.